10/10/2023

Programa de Mentoria 2023/2024

Educando na Sustentabilidade

Foi lançada a terceira edição do Programa de Mentoria CPCE JR 23/24 e nela teremos os conselheiros seniores: Cleuton Carrijo(Ex Nanororganics); Cristina Gonçalves (Ex Renault);  Ezilda Furquim (Caltec); Izabela Serrano de Lima (Ex Mondelez); João Alberto Petik (BB); Joceli Bogusz (Copel); José Amaro Santos (Ex.UFPR); Liliane Rigoni (Ex.Sanepar); Renata Florisbelo (Ex Hubner)  e Sonia Ana L (Ex. UTFPR) na qualidade de mentores nas áreas de Sustentabilidade, Inovação, RSAC, Empreendedorismo Social e Agendas ODS, Pacto Global e ESG.

Os conselheiros juniores mentorados nesse ano serão: Barbara de Fátima Klazura (UFPR); Brenda Caroline de Souza dos Santos (Nariz Solidário); Bruna Maria Barbosa da Silva (Instituto GRPCOM; Letícia de Jesus Silva (Inst. Bom Aluno); Luana Vitória Bastos de Castilhos (Assoc. Amigos do HC;, Luiz Daniel Oliveira (UTFPR); Mikaelly Batista de Almeida (Passos da Criança); Paolla Fortunato Rodrigues (ODPH); Vitória Negoseki (PUC) e Willian G Camargo Molari (Unilehu).

No lançamento do Programa de Mentoria 23/24 contamos com a palestra de Cleuton Carrijo, com a coordenadora Rosane Fontoura e as falas dos conselheiros juniores Brenda C. S. dos Santos (Ecossistema do Bem Estar), Luana V. B. de Castilhos (Campanha Vacinação), Leticia de Jesus Silva (Inovação e Saúde), Patrick Oliveira (Economia Baixo Carbono) e Luis Daniel Oliveira com os vídeos sobre acessibilidade.

A palestra do Sr. Cleuton Carrijo é o ponto de partida para o Programa pois são vistos e revistos alguns pontos importantes como:

• Origem da Mentoria, fazendo a referência a mentoria de Aristóteles para Alexandre o Grande.
  • Tipos de Mentoria: Informal, Espontânea, Presencial, Carreira, Liderança, Reversa e Recíproca).
  • Abordagem Tricotomista (Mente, Consciência e Cérebro).
  • Competências do Sucesso com o acrônimo – CHAVE (Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Emoções).
  • Matriz de Evidências.
  • Plano de Ação.
  • Importância da presença da segurança psicológica no processo.
  • O foco no Mentorado e não no Mentor.
  • Alta performance.

Além do conhecimento científico Cleuton nos traz o entusiasmo de quem gosta de gente, de quem quer transformar o mundo não deixando heranças, mas sim legados, a responsabilidade de deixarmos algo em alguém. E as valiosas considerações para os mentorados:

• Esteja pronto para jogar, isto é aprender e fazer o que é necessário.
  • Aprofunde as leituras.
  • Desenvolve com plenitude a sua Potência.
  • Mentoria desenvolve a responsabilidade.
  • O esforço e o sacrifício são necessários.
  • Descubra por que está aqui, definindo seu propósito de vida.
  • Mentorados podem e devem ir mais longe do que os mentores.

Para o conselheiro júnior Matheus Chaves, mentorado em edições anteriores, "A experiência da Mentoria me proporcionou um desafio maior de demonstrar vulnerabilidades, a favor de transformar em maiores potenciais, e no meu caso, foi a área de atuação de pesquisa".

Do previsto do Programa, foi realizada etapa do “Fit Cultural e Propósito” para que pudesse encontrar o ponto de conexão entre o “Mentor e Mentorado” e definida a Agenda de Trabalho, como parte da contratualização até março de 2024.

Para a conselheira sênior Renata Florisbelo, “Uma nova rodada de mentoria no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) teve início. Muito mais do que troca de experiências entre conselheiros seniores e juniores, vidas que se entrelaçam e se somam em propósitos maiores”.

“A mentoria é uma atividade de apoio ao desenvolvimento não apenas acadêmico e técnico de pessoas, mas também de valores, competências sociais, espírito crítico e enfrentamento de desafios. Nesse processo, os mentores procuram motivar os interesses já existentes dos mentorados, apresentar novos desafios e apoiar seus desenvolvimentos”. José Amaro Santos.

A iniciativa foi boa, esperamos que a acabativa também seja.