09/10/2023

Bem - estar e cidadania na indústria

Educando na Sustentabilidade

O projeto “Circuito ODS na Indústria”, é uma iniciativa do CPCE, visando disseminar temas prioritários, fazendo referência a Agenda 2030 nos setores industriais, fomentando o engajamento dos colaboradores nos ODS, nos espaços corporativos. Nessa edição a proposta foi impulsionar o tema “Mulheres na Indústria: Bem-estar e Cidadania Feminina na Indústria". Marcaram a presença na Coca-Cola FEMSA: Beckhauser, Aptar, Grupo Amigão, Alcopar, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá – IPPLAM, Integral Woman Global, Instituto Davi Moretti Lazarin, Hábito, Universidade Estadual de Maringá.

A articuladora do CPCE iniciou dizendo, que o encontro foi costurado para conectar as pessoas umas às outras para promover o bem-estar colaborativo. O cultivo de relacionamentos saudáveis faz com que o corpo, o cérebro e a mente também permaneçam saudáveis por mais tempo. Entendemos que algumas mudanças de hábitos, pequenas adequações e ações práticas podem ser suficientes para você se sentir mais feliz. Dessa maneira foi pensado num cronograma capaz de trazer boas-práticas de Bem-Estar (ODS3) e Cidadania Feminina (ODS5) na indústria. O bem-estar profissional, aquele sentido pelo colaborador no ambiente laboral, em grande parte deve ser estimulado pela empresa. Para isso, o melhor caminho é instigar ações que promovem a qualidade de vida na organização. Dessa forma, estimular a motivação e o engajamento dos colaboradores com boas-práticas, leva a melhores resultados na produtividade.

Na fala de Débora Regina Irie, para avançar com os ODS é necessário olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Interno - IDG.  A qualidade de vida de um indivíduo é o resultado de diferentes variáveis que atuam sobre ela e ao mesmo tempo caracterizam sua condição de vida. Assim, é importante levar em conta todos os fatores que podem afetar o seu bem-estar em todas as nuances (física, emocional, psicológica). Claudia Michiura instigou reflexões sobre o propósito de vida das mulheres e enfatizou que as coisas acontecem para quem se movimenta e em toda caminhada se apropriar do sentimento de gratidão.  “Importante e significativo o evento realizado, fortalecer cada vez mais as mulheres que atuam na indústria, em todos os níveis. Foi um momento de compartilhar carreira, bem-estar e as vitórias conquistadas de várias mulheres e inserir o desejo de que cada uma de nós tem um espaço para ser conquistado.”  Andrea Alessandra Fernandes, afirma que na vida corporativa, quando se trata de qualidade de vida, faz-se referência ao bem-estar do colaborador a partir dos fatores inerentes ao ambiente laboral e que agem sobre ele. Portanto, fala-se também em qualidade de vida na empresa e, mais uma vez, como os colaboradores percebem essa condição em sua própria vida. "Esse momento, proporcionou o encontro de histórias onde nós nos reconhecemos. Mulheres fortes que buscam na sua individualidade o fortalecimento, a amorosidade o pertencimento estando de mãos dadas unidas pelo fio da vida que nos conecta. Todas as moderadoras desse encontro são coatoras do livro ODS: cidadania planetária.

Para as participantes o encontro "Foi uma tarde muito produtiva para fortalecer a sororidade. Um encontro para falarmos sobre as dores e a força da mulher" (Janaína Ramos Ferreira, Instituto Amigão). “É incrível como a vida é movimento. Falas e projetos que fazem sentido se complementam num momento de encontro de mulheres. Nós mulheres somos Potência, este encontro proporcionou esta entrega de ações, projetos, dores, amor, desafios, alegria, abundância, dança. Nós mulheres somos esta mistura de emoções, e é esse tudo que nos faz sermos quem somos. Mulheres que transformam” (Isabela Caires, Hábito).

Nesse encontro, contamos com a ação “Doe uma Bijoux”, incentivando as mulheres participantes a fazerem uma doação de bijuteria do “Projeto Doe sua Bijou”. O Projeto criado pela @bela.habits em 2020.

Camila Dorigoni, gerente Manufatura Coca-Cola FEMSA Brasil na unidade de Maringá fez considerações significativas instigando as participantes a tomarem posse de ser líder em seu negócio. "Parabenizo o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial por este evento. A iniciativa está alinhada com nosso compromisso na Coca-Cola FEMSA Brasil de promover o desenvolvimento do talento e liderança feminina. Reforçamos nosso compromisso com a igualdade de gênero, adotando os Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas em 2022. (Camila Dorigoni).

Para Emanoela Fertonani a edição “Mulheres na Indústria” ficou marcado por ações de boas-práticas, colaborando principalmente para a Saúde Mental (ODS 3) e valorização das Mulheres (ODS 5).