05/10/2023

ESG na prática do Campos Gerais

A Regional Campos Gerais promoveu o 11º Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa, de maneira inovadora, alinhando as boas práticas em ESG, a edição foi realizada no Parque de Natureza Buraco do Padre. Os participantes acompanharam boas práticas em referência aos 3 critérios da agenda ESG, que busca fomentar ações e estratégias de impacto positivo e que mitiguem potenciais riscos ao meio ambiente, ao social e de governança. Três organizações conselheiras participaram do painel, além do Centro de Inovação do SESI apresentando o Edital SESI ESG que apoia as indústrias do Estado na implementação da agenda em seu escopo estratégico.

A abertura foi com a diretora regional Indianara Milleo e o diretor geral Sr. Rui Brandt, ambos reforçaram a importância da responsabilidade social no resgate e manutenção do Parque. O painel contou com as apresentações da Águia Florestal com as ações de cunho Ambiental, a Ibema com projetos sociais, as ações de governança do BRDE.

Apresentando o eixo ambiental, o Diretor da Águia Florestal, Sr. Álvaro Scheffer apresentou os projetos de preservação, conservação e plantio de Araucárias, marca registrada da empresa, são 13 mil hectares de áreas de preservação com matas nativas e araucárias. Promovem educação ambiental para crianças das escolas de entorno de suas unidades (em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental Força Verde), e ainda a realização do programa Jovem Aprendiz, na área rural, que oportuniza acesso ao mercado de trabalho para jovens moradores da localidade de Itaiacoca. Com foco na inovação e olhar para o futuro, Álvaro reforça que desde muito cedo a indústria atua com foco em ações sustentáveis e contou do lançamento em breve da Madeira Laminada (CLT) que tem como base uma matriz renovável.

No critério social, a indústria Ibema, mostrou o trabalho realizado pelas artesãs, mulheres da comunidade de entorno da unidade fabril em Turvo e da comunidade indígenas que a partir da reutilização de resíduos, produzem inúmeros produtos que geram renda para as famílias. Erica Cordeiro, coordenadora do programa Ibemart, comenta que apoiam as mulheres com treinamentos de gestão e desenvolvimento de produtos, além de contarem com uma rede de parceiros que disponibilizam os produtos à venda, com pontos em Curitiba e Guarapuava.

Fundado em 1961, o BRDE, investiu mais de 4 bilhões em investimento, sendo destas operações, 3 bi. dos contratos alinhados a pelo menos um ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), principalmente com enfoque no ODS 2, 7, 12 e 13, perfazendo 79% das contrações alinhadas a Agenda 2030. Paulo Marques responsável pelos negócios da região, comenta que o banco no ano passado aportou mais 6 milhões em 102 projetos via incentivo fiscal e que ainda possui diversas linhas de créditos que oportunizam melhores condições para empresas que busca melhoria nos processos e consumo sustentável e que estejam engajadas no fortalecimento da equidade.

Ainda pudemos contar com a participação do diretor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias, com o case de inovação e sustentabilidade no parque, reforçou a importância da preservação local e o desejo da família na conservação da localidade. Consolida em sua fala, o propósito de promover ações conjuntas com os atores locais para conservação da biodiversidade, geodiversidade e do patrimônio arqueológico/ cultural dos Campos Gerais, disponibilizando acesso a organizações do terceiro setor na promoção da educação ambiental com ingressos gratuitos, parcerias com instituições de ensino para pesquisa e fortalecimento do empreendedorismo local.

Para a conselheira Lizete Bonetti Da Vapza Alimentos, o fórum foi um evento extraordinário,” a oportunidade de poder vivenciar as práticas adotadas pelas empresas é uma troca muito rica de conhecimento e experiências, e o local escolhido para o evento traz o contato direto com a natureza e nos inspira a buscar cada vez mais práticas socioambientais.”

“Para nós da Mineração São Judas que estamos implantando nosso comitê de ESG, participar do XI encontro na região dos Campos Gerais foi muito importante pela mostra de exemplo de sucessos, abrindo de certa forma a mentalidade para ações de fácil implantação e, que o mais importante atenda as ODS e se perpetuem na organização trazendo melhoria de vida as partes envolvidas”, comenta José Luis Meira, conselheiro da Mineração São Judas.