02/10/2023

ODS e o Protagonismo Juvenil

Educando na Sustentabiilidade

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), participou com o Projeto do Sesi Cultural  com a palestra  “ODS no Teatro” em torno da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo levar os jovens a reflexão sobre “Sustentabilidade” em suas dimensões: Econômica, Social e Ambiental.

A proposta é para impulsionar o protagonismo dos jovens com iniciativas que promovam a Agenda da ONU. Estamos no momento de agirmos, na “Década da Ação” e jovens conhecedores da Agenda 2030 podem mudar a história das civilização frente às mudanças climáticas.

O CPCE juntamente com o Sesi Cultura conscientizou os adolescentes retratando os 17 ODS com exemplos do atual momento que o planeta e a humanidade veem enfrentando, chamando atenção especial para a Extrema pobreza (ODS1); Alimentação saudáveis  (ODS2); Saúde e Bem-Estar(uso e abuso de álcool, vapes, gravidez precoce, doenças,violência, bullying e saúde mental);Educação (ODS4); Meninas e Mulheres (ODS5); Pegada hídrica (ODS6); Eficiência Energética (ODS7); Diversidade e Inclusão (ODS10); Consumo Consciente e Pegada Ecológica (ODS12); Mudanças Climáticas - uma ameaça para as futuras gerações (ODS13).

O  papel do teatro também passa em debater processos sociais. A importância do teatro na vida das pessoas hoje em dia, está intimamente ligada ao fato de provocar uma visão mais ampla sobretudo. De acordo com o professor Leonardo Fabiano da Oficina de Teatro “A arte já enfrenta um estigma que é sempre construída por instinto, insights ou dom. Então, o encontro como esses visa criar uma ponte entre conteúdos educacionais de base com os fundamentos do teatro, entendendo que esse também é fonte de estudos é um movimento lindo e necessário”.

“Foi ótima a maneira como foi apresentado os ODS para os  alunos da oficina de teatro realizada pelo Sesi Cultura. Com um apanhado geral, exemplificando os objetivos, trazendo a importância dos mesmos e como cada um de nós pode fazer a sua parte com pequenas ações para o alcance dessas grandes metas. Ao final os alunos ficaram encantados e puderam relacionar os ODS com as personagens da peça que vão realizar no final do ano. Trazer o tema relacionado a oficina de teatro e ao texto que eles vêm estudando fez toda a diferença para a compreensão e atenção dos alunos” (Lais Iracema De Freitas Ferna, Sesi Cultura).

Super importante esta ação para que eles tenham esse contato, saibam da importância e consigam relacionar que também podem contribuir para o alcance das metas do desenvolvimento sustentável no seu dia a dia aponta Emanoela Fertonani e a mediadora do Encontro.