15/09/2023

Pequeno e Microempreendedor Sustentável

Educando na Sustentabilidade

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial Noroeste, participou do 4º Encontro da Rede de Empreendedores de Maringá (REM). O diálogo foi um resgate histórico desde a revolução industrial onde  parte da população, passou a consumir em excesso, contudo, sustentar por muito tempo, um modelo de produção onde a vida útil dos produtos é cada vez mais curto, nos chama atenção sobre a finitude dos recursos naturais sem condições  para manter o atual modelo proposto pelo consumismo. Após séculos, surgiu o conceito Desenvolvimento Sustentável (1987, Brundtland), que tem como conotação questões econômicas, humanísticas e tudo que envolve o ambiental. A sustentabilidade vem para gerar modelos econômicos que suprem as necessidades da população mundial, sem colocar em risco recursos naturais necessários para a sobrevivência das gerações futuras.

Nesse escopo, os atores sociais articulam iniciativas para disseminar a Agenda 2030 da ONU e o papel do CPCE é promover ações de engajamento com o tema da agenda viabilizando soluções criativas, inovadoras e sensíveis para o Desenvolvimento Sustentável e humano, estimulando a ruptura de conceitos  aproveitando a sinergia entre os 17 ODS. E o encontro na REM foi a oportunidades para parcerias e conexões. No diálogo com os Pequenos e Microempreendedores ficou pontuado que cada negócio tem um papel fundamental no Desenvolvimento Sustentável e são detentores do poder econômico, propulsor de inovação, tecnologias e influenciadores de diversos públicos. E que ao se identificarem com os ODS que tem afinco com seu negócio os empreendedores podem em suas reuniões abrir espaço de diálogos e trocas entre projetos que com objetivos similares ou complementares podem se potencializar mutualmente e ampliar seu negócio/produto/serviço.

A ocasião oportunizou a dinâmica de visualizar os ODS alinharmos para cada negócio. Não somente os ODS devem praticados no empreendedorismo com o atendimento dos critérios  ESG (E-Ambiental, S-Social e G-Governança) e para que isso aconteça é implementar políticas e procedimentos para proteger o ambiental, social e governança, permitindo medir a prática de ações sustentáveis por meio dos eixos.

“Ter o CPCE em nosso encontro foi de grande valia e aprendizado, quanto conhecimento e novos horizontes pudemos enxergar vendo cada negócio de nossos empreendedores relacionados a uma ODS e quanta mudança e oportunidades eles podem criar a partir disse. Temos somente que agradecer” (Cristiane Grella Cruz Corbetta - Coordenadora da Rem).

O momento foi finalizado com o foco nas variáveis controláveis de Philip Kotler (Preço/Produto/Serviço/ Praça e Promoção) e todo o Mix de Marketing estando em compromisso “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, com “Conscientização do Pós Consumo” e com o desenvolvimento de produtos e serviços com a medição de sua pegada ecológica,  inserido em uma Nova Economia que impulsiona Negócios Inovadores, Ser Digital, Foco no Consumidor, Valorização do Conhecimento, Ter Autonomia, Errar rápido para Aprender rápido, Solucionar problemas com Criatividade, Ter Propósito, ser um Líder Inovador, Provocar Mudanças, ter Crescimento Exponencial e em tudo ter responsabilidade social, escrevendo o seu Legado na Missão o seu propósito em ser Empreendedor!