28/08/2023

CPCE no IGRPCOM

Educando na Sustentabilidade

O CPCE foi convidado a participar com o tema "Salve o Planeta" no grupo GRPCOM . A coordenadora do conselho, Rosane Fontoura, apresentou conceitos de sustentabilidade para cerca de 120 colaboradores, tanto presencialmente quanto remotamente, abrangendo colaboradores das regionais de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

A palestrante não apenas trouxe informações referentes aos recursos hídricos, energia, resíduos, mudanças climáticas, mares e biodiversidade, mas também trouxe algumas sugestões de pauta para o jornalismo, ações para os colaboradores, como também para o Instituto que mantem relação com diversas organizações da sociedade civil. Em sua fala citou diversas matérias e campanhas jornalísticas da RPC que disseminam nas suas programações a importância de se cuidar do planeta.

Segundo Patricia Nalevaiko de Paula, abordar ESG na SIPAT é uma maneira de democratizar o conhecimento. Geralmente, apenas algumas áreas ou indivíduos em grandes empresas estão diretamente envolvidos em discussões sobre esses temas, o que deixa o restante da equipe alheio às ações da empresa para o desenvolvimento sustentável. Tornar esse tópico acessível a todos aumenta o orgulho de fazer parte de uma equipe preocupada com a sustentabilidade, incentivando práticas eco-friendly também fora do trabalho.

Para Bruna, conselheira júnior do CPCE e representante do IGRPCOM, "Falar sobre o meio ambiente é essencial! Estou muito feliz por ter a oportunidade de me envolver nesses debates desde cedo. Vou continuar fazendo minha parte por um mundo melhor."

Para Rosane Fontoura a RPC tem um papel muito importante de levar para as casas das pessoas informações e é também um agente de transformação fundamental para conscientizar a sociedade como um todo para a adoção de boas práticas como para um menor consumo de água e energia (ODS6 e ODS7), a separação dos resíduos(ODS12), o cuidado com os nossos oceanos (ODS14) e nossas florestas (ODS 15), a redução do desperdício de alimentos (ODS12) e etc., e isso tudo com um senso de urgência pois as mudanças climáticas (ODS13) já é uma realidade e um grande desafio, e suas consequências impactam não somente o meio ambiente e a nossa geração, mas também comprometem a garantia da vida das futuras gerações.