25/08/2023

Campos Gerais recebe Oficina de Projetos

Os conselheiros dos Campos Gerais e parceiros receberam no dia 24 de agosto, a oficina de Elaboração de Projetos em prol dos ODS.
Acolhidos pela Diretora do CPCE Campos Gerais, Indianara Milléo, que evidenciou a importância da agenda 2030 tão difundida no mundo todo e as oportunidades ao incluir as metas para transformação e prosperidade da sociedade e do planeta.
Os participantes puderam acompanhar um resumo das oportunidades e desafios da Agenda 2030, criada como sucessora dos ODM, tratando de 17 objetivos e 169 metas que integram temas  como consumo sustentável(ODS12), mudança climática(ODS13), desigualdade(ODS10), inovação(ODS9)  paz e justiça(ODS16). Um apelo para acabar com a extrema pobreza(ODS1), proteger o meio ambiente, entre outros garantindo que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Sendo convidados a investirem na Terr4, campanha de sensibilização a preservação, lançada neste pelo Pacto Global em parceria com a B3, que traz o olhar de investimento no planeta como negócio.
A metodologia de projetos visa estimular o planejamento por meio da organização de projetos e  propostas que gerem impactos positivos com propósitos, apoiando sobremaneira na gestão, acompanhamento e comunicação, permitindo incluir em seus objetivos, metas e os indicadores, critérios para o alcance dos ODS e consequentemente atender critérios do E e S do ESG.
A Coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, apresentou ferramentas e dicas para uma boa proposta, como a metodologia ágil do 5w2H e dicas como: Objetivos específicos SMART, justificativa PESTAG e outras dicas para a elaboração de um bom projeto e ainda realizou  dinâmica de leitura de editais. Oportunizando ao grupo a reflexão, oportunizando o desenvolvimento no processo de participação em editais como do Itaú, Serpro e Cargill, mostrando que todos eles já seguem como critério de aprovação que o projeto fomente o alcance dos ODS.
Os participantes puderam de maneira prática exercer a criatividade e vislumbrar ações conforme seus negócios e ainda atender a agenda 2030. Para Salete Gauginski, conselheira representante da OAB-PG e do Sindcer- Sindicato da Cerâmica, a oficina “além da parte prática, pudemos assimilar a importância de identificar as necessidades das empresas com o olhar voltado à responsabilidade social corporativa. E essa responsabilidade estende-se a nós também, como Sindicato devemos fomentar o engajamento das indústrias em inserir um ou alguns dos ODS em seus projetos, buscando soluções para problemas socioambientais, mas de forma eficiente, que também gere valor econômico, com isso beneficiará a sociedade e a indústria envolvida.”
Renata Florisbelo, conselheira sênior, reforça a experiência da instrutora com elaboração e avaliação de projetos, aliada ao afeto pelo fazer a favor do Planeta e das Pessoas, competência e dedicação para gerar Prosperidade. Um conhecimento que agrega conceitos e premissas para estruturar projetos em todas as áreas, contribuição primordial para um mundo melhor.