25/08/2023

Iniciativas dos conselheiros do CPCE

Para encerrar a sua participação no 7 Congresso Pacto pelo Brasil, as organizações do CPCE: Indústria Mão Colorida com Arivonildo de Souza, Caroline Chueire da Irmandade Betânia, representando o Centro Universitário Uni Santa Cruz, o prof. Michael  Dionisio  e os jovens  Victória Negoseki  e- Luis Daniel Oliveira do CPCE JR trouxeram suas principais iniciativas para a plenária.

A Mão Colorida, é conselheira há pouco tempo, mas a indústria há muito está engajada com a plataforma dos ODS e recentemente com os critérios do ESG, sendo por diversas vezes merecedora do certificado SESI ODS.  Arivonildo,  expressou a gratidão pelo convite do evento da Agenda 2030.  As discussões e temas tratados irão nos ajudar a avançar em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo. Esperamos continuar colaborando em prol desses objetivos. Com a implementação da economia circular, a indústria é legitima para estar no rol das Boas Iniciativas e falar dos ODS 12, para a platéia de diversos estados brasileiros mobilizados pela conselheira Roni Enara do Observatório Social do Brasil.

A Irmandade Betânia atua em prol dos ODS e Pacto Global, alinhados à sua missão em servir às pessoas, promover uma vida mais digna através de ações sociais e educacionais! Nosso ODS principal é o ODS 4 - educação de qualidade, na qual atendemos mais de 900 crianças, sendo 400 de vulnerabilidade social. Através de ações de conscientização e campanhas de sustentabilidade (reciclagem de esponjas de cozinha, óleo de cozinha usados, tampinhas) envolvemos as crianças e às famílias em prol do cuidado com o planeta. Juntos podemos muito mais pela nossa sociedade! Para a coordenadora do CPCE, a Irmandade tem diversas realizações que orgulham o conselho, livro infantil sobre os ODS, coleta seletiva de esponjas brite, composição de música sobre os ODS, chart sobre o alinhamento da organização com todos os objetivos de desenvolvimento sustentável, realização de fóruns em prol do terceiro setor, exposição artística com telas sobre os ods, entre outras centenas de iniciativas. Vários colaboradores dessa organização participam de várias atividades que o Conselho promove durante esses anos, o que demonstra o comprometimento da organização em se aperfeiçoar sobre o tema da sustentabilidade e aplicar em seus projetos pedagógicos.

O representante da academia, foi o professor Michael Dionisio de Souza da UNISANTA CRUZ, que apresentou o projeto SAJUSC da turma de Direito que se aproxima de escolas públicas e debatem soluções para a construção de sociedades pacíficas. (ODS16).

Para abrir oportunidades aos conselheiros juniores, tivemos Vitória Negoseki (PUC), que falou da liderança juvenil em relação a Agenda, com as ações do Youth Action Hub  e afirmou que o evento foi muito enriquecedor! Lá pude falar sobre as minhas contribuições em prol da Agenda 2030 e conhecer mais pessoas que também buscam fazer a mesma coisa. Fico grata pela oportunidade de ter estado com essas pessoas!" e Luis Daniel Oliveira da UTFPR que trouxe reflexões sobre o ODS 11, Daniel registra “Participei do painel como representante da UTFPR no CPCE Júnior. Falei sobre minha jornada com os ODS e a experiência que venho tendo com o ODS 11, o das cidades, como uma pessoa com mobilidade reduzida vivendo em Curitiba”.

Na mesa contamos também com as conselheiras seniores Adenir Fonseca e Sonia Ana C Leszczynski, provenientes da academia e Rosane Fontoura, mediando a mesa.