24/08/2023

Dependência e os ODS

Educando na Sustentabilidade

Em 18 de agosto, a coordenadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial foi uma das palestrantes do Iº Seminário de Reinserção, Formação e Trabalho, promovido pela organização conselheira a Associação de Pesquisa e Tratamento de Alcoolismo - APTA em Campo Largo.

Este evento que congregou gestores de políticas públicas, coordenadores, técnicos e representantes de entidades como CAPS, Hospitais Psiquiátricos, UBSs, UPAs, CREAS, CRAS, Comunidades Terapêuticas, Residências Terapêuticas, Grupos de Auto e Mútua Ajuda, Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas, Universidades, Igrejas, Pastorais e outras lideranças, tinha como principal proposta o debate em torno das políticas públicas destinadas à reinserção, formação e trabalho de ex pacientes psiquiátricos que enfrentaram a dependência química. Tudo isso visando ao aprimoramento das redes de apoio e a apresentação de boas práticas vinculadas a esse tema crucial.

No âmbito da mesa temática intitulada "Estratégias de Pactuação para Reinserção Psicossocial", Rosane Fontoura fez sua participação de forma prática ao associar a dependência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Em relação ao ODS 1, que trata da Erradicação da Extrema Pobreza, ela enfatizou que as dependências químicas e comportamentais podem incidir desde a infância, tornando-se mais complexas e persistentes na fase mais produtiva da vida, levando a um círculo de vulnerabilidade social que gera pobreza individual e familiar.

Com o ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, a palestrante ressaltou que essas dependências têm impacto direto na nutrição das pessoas, seja por suas implicações bioquímicas ou pelos hábitos alimentares e comportamentais que delas decorrem, resultando em desnutrição e problemas de saúde.

No tocante ao ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, a oradora observou que as dependências podem minar o ambiente de trabalho, afetando a aprendizagem, a produtividade e a segurança, prejudicando, assim, o crescimento econômico.

Explorando o ODS 9, Indústria, Inovação e Infraestrutura, ela destacou a necessidade premente de pesquisas qualitativas e inovações tecnológicas para abordar os riscos decorrentes das dependências, bem como os métodos de prevenção, tratamento e reintegração social, educacional e profissional.

No que diz respeito ao ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, ela afirmou que a luta contra as dependências químicas e comportamentais deve ser uma prioridade em projetos e programas preventivos e interventivos, contribuindo para a construção de cidades e comunidades mais sustentáveis.

Além dessas reflexões mostrou 10 Passos para a formulação de Planos Interinstitucionais que contou com a colaboração da conselheira a Dra. Cineiva Campoli Tono Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, que tem vasto conhecimento nos temas e na construção de Planos.

Finalmente, Rosane concluiu sua intervenção destacando a contribuição do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria - SENAI, que oferece oportunidades de capacitação gratuita, buscando impulsionar o desenvolvimento e o aprimoramento das competências necessárias para a reintegração ao mercado de trabalho.

O conselheiro CPCE, Luciano Lacerda, diretor da APTA e o coordenador do Seminário enfatizou a importância da participação do CPCE no Seminário: “O CPCE, por meio de sua coordenadora, qualificou enormemente os resultados do evento ao propiciar aos participantes a reflexão sobre as bases e alinhamentos para projetos e programas estruturados com foco na reinserção psicossocial de pacientes psiquiátricos, além de associar as principais pautas discutidas no seminário com os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

A sociedade toda tem um papel importante na reinserção das pessoa, não devemos deixar ninguem para trás,quando o assunto é o desenvolvimento sustentável.