Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




16/08/2023

Institutos e Fundações em prol dos ODS e ESG

Investimento Social Privado
A Casa Heitor, reuniu os institutos, conselheiros do CPCE  para compartilhar seus suas expertises e principalmente o impacto de sua atuação na sociedade, em especial no estado do Paraná. Para o diretor geral do CPCE, o Sr. Rui Brandt a proposta do Conselho sempre será de aproximar pessoas do bem, que contribuem com a construção de sociedades cidadãs, portanto mais inclusivas e desenvolvidas. A palestra ancora ficou a cargo do Dr. Leandro Marins, que ratificou em sua fala a importância do papel das mantenedoras, que aportam recursos humanos, materiais e financeiros em causas tão relevantes e a urgência de ações coordenadas no âmbito social, ambiental e de governança. 
No âmbito da Educação, o encontro contou com os institutos: Votorantim com  participação de Anna  Bruschetta ,Instituto Robert Bosch com participação de Dirceu Pruehler  e o Instituto Bom Aluno, representado por Maria Isabel Grassi.  Para o alcance do ODS da Saúde contamos com o   Instituto Biologia Molecular do Paraná – IBMP representado por Juliana Gaffke, Instituto UNIMED com a participação de Katia Lessa,  Instituto Transplante de Medulo Óssea - TMO com a presença de Patricia Ramalho  e o  Instituto Compartilhar com participação de Luis Fernando do Nascimento. Também estiveram presentes o Instituto Joanir Zonta com seu representante Charmoniks Heuer, Instituto GRPCOM, com Patrícia de Paula e o  Instituto IBGPEX  - Rosemary Suzuki. Com relação à área ambiental, o E do ESG ficou a cargo da  Fundação Boticário com a participação de Ike Weber.
Para a educadora Angela Brock da Faresc e para Murilo Wenzel da Sanepar, ficou evidente que os institutos e suas iniciativas trazem resultados exponencialmente melhores para as marcas associadas impactando a vida de pessoas e ainda o meio ambiente, desde o entorno das suas instalações das empresas, até de forma regional, nacional e global. Foram diversos relatos e compartilhamentos, sementes de esperança na construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa, e ambientalmente responsável.                
A conselheira sênior Ana Margarida Taborda fez as considerações finais , pontuando as apresentações e falando do comprometimento que as pessoas envolvidas precisam ter em seus propósitos com a educação, saúde e todos os ODS e ressaltou que as organizações da sociedade civil presentes já trilham esses caminhos e dessa forma são referências. As ações em prol do ESG e dos ODS mesmo sendo desafiadoras são de fato possíveis, e necessárias, pois a partir de uma educação (ODS 4) que mira a excelência pavimentamos condições de implementação e melhoria nos indicadores dos demais ODS. 
Aberto para a plateia, tivemos a provocação super importante do conselheiro sênior José Pio Martins que afirma que na verdade ESG está na moda, trata de um compromisso com a preservação do planeta e seus recursos, com o respeito e bom tratamento à vida do ser humano e de outros viventes, e com as boas práticas de governança nas empresas e governo, a começar pela ética, respeito ao cliente, respeito ao próximo e compromisso com os eixos anteriores. Mas mencionou a questão da rejeição ao imperativo da eficiência, considerando que há escassez de tudo – recursos naturais, recursos humanos, recursos financeiros, recursos tecnológicos e, inclusive, escassez de conhecimento e dessa forma todos, pessoas e organizações têm a obrigação de fazer a crítica de suas práticas e combater as ineficiências, os desperdícios e as distorções. Em sua fala Pio também comenta acerca da viralização e fanatismo do ESG, sem a postura crítica e que principalmente o G da governança é o mais atrasado em relação ao ambiental e ao social.  
Para a Erica Marques da Ibema, poder participar deste evento possibilita um salto de aprendizagem sobre os projetos que realmente são marcadores eficientes da partida social e principalmente conhecer Institutos que servem de referência para insight de práticas em prol dos ODS e ESG. O CPCE realizará no próximo ano uma edição com outros institutos que são conselheiras.