04/08/2023

Instituto GRPCom no Ciclo CPCE Webinar

Na noite do dia 02 de agosto de 2023 o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) atraiu a atenção de uma audiência ansiosa por conhecimento e reflexões. O webinar "Cidadania na Era da Informação" proporcionou uma troca de insights valiosos sobre como podemos ser cidadãos mais conscientes diante de um complexo cenário, desencadeado pela constante evolução tecnológica e o aumento exponencial da disponibilidade de dados.

A palestrante e conselheira do CPCE, Ana Gabriela Simões, Mestre em Educomunicação e Doutora em Educação compartilhou a experiência adquirida em mais de 20 anos de atuação com iniciativas de impacto nas áreas de educação, comunicação e Terceiro Setor em todo o Brasil e lançou luz sobre o impacto das informações e desinformações em nossa sociedade e a necessidade de desenvolvermos uma abordagem crítica em relação aos dados e notícias que nos cercam, bem como, tratou dos desafios e oportunidades que a era do infocalipse apresenta para a cidadania e o desenvolvimento sustentável, trazendo à discussão questões cruciais sobre o papel da comunicação e sua influência no modo como percebemos o mundo e tomamos decisões.

Um dos principais temas abordados foi o impacto das Inteligências Artificiais (IAs) na sociedade contemporânea e a importância de compreendermos como as estas moldam a nossa percepção, destacando a necessidade da ação pautada na ética e responsabilidade seja na implementação como na utilização dessas tecnologias, visto que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa para o progresso e a eficiência de processos por exemplo, mas também apresenta riscos em termos de privacidade, desigualdade e dependência excessiva de algoritmos.

Outro ponto de destaque foram as tendências das pegadas digitais, que revelam como nossas interações na internet podem ser rastreadas e utilizadas para diversos fins. A reflexão sobre a importância da privacidade e da proteção de dados pessoais tornou-se ainda mais premente diante do avanço tecnológico e das práticas de compartilhamento de informações.

Ao longo do webinar, os participantes foram encorajados ao diálogo, apresentando dúvidas e compartilhando suas experiências e pontos de vista sobre as temáticas abordadas. As questões levantadas evidenciaram a necessidade de uma educação midiática que promova a capacidade crítica e a verificação de fontes, combatendo a disseminação da desinformação que segundo pesquisas se espalham 70% mais rápidas que notícias verídicas, o que de fato traz inúmeros prejuízos à sociedade.

Para o conselheiro do CPCE e participante do evento, Rodolfo Schneider “Vivemos em tempos desafiadores em que a sociedade (e comunidade educativa) ainda segue muito dividida, inclusive com dificuldade de dialogar com o contraditório. Portanto, faz-se necessário construir e favorecer o diálogo democrático e respeitoso para que possamos fazer pontes e construir, a partir das divergências, melhores soluções para avançarmos como sociedade e como pessoas.”

Sendo assim, o webinar "Cidadania na Era da Informação", evidencia o comprometimento do CPCE em estimular a reflexão e o diálogo sobre temas relevantes. A compreensão dos desafios e oportunidades da era da informação é essencial para impulsionar ações efetivas e éticas em prol do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida de todos.

Através de eventos como esse, o CPCE reafirma seu papel como um importante agente promotor da conscientização e da cidadania, buscando inspirar indivíduos e organizações a serem protagonistas na construção de um futuro mais justo, equitativo e informado.