Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/07/2023

Inclusão de Migrantes no Mercado de Trabalho

Direitos Humanos e Cidadania

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE/Fiep, promoveu a terceira edição do Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos: Inclusão dos Migrantes: Boas Práticas e Oportunidades.

O III Cidadania, contou com a participação e apoio do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes – CIFAL Curitiba, da Acnur (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) da SEJUC - Secretaria da Juventude Cidadania e Migrantes  de Maringá, da Comissão de Direito Internacional da OAB/Maringá, do Instituto Sendas e da Indústria Beckhauser representando o setor industrial.Os participantes foram recepcionados pela Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena de Maringá que abrilhantou o evento.

O Diretor Geral do CPCE e presidente do SINPACEL Rui Gerson Brandt fez a abertura falando da importância de fazermos acontecer ações de cidadania mais inclusiva. Sr. Rui bem lembrou o nosso país, sempre foi desenvolvido graças a migrações de várias partes do mundo e é com muita honra que o CPCE trás essa temática, trazendo boas práticas e oportunidades, para oferecer apoio às iniciativas privadas em prol de empregos dignos (ODS8)  ampliando o alcance e o impacto dos programas da ONU.

Logo, Ana Nerry ofertou boas-vindas mencionando que a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes afirma que Maringá é uma das melhores cidades do Brasil para se viver, portanto deve saber acolher e dar oportunidades aos povos que aqui escolhem viver.

As especialistas Juliana Tubini e Vanessa Tarantini da ACNUR falaram sobre O cenário do refúgio no mundo e no Brasil e Fórum Empresas com Refugiados informou que atualmente no Brasil, há mais de 65 mil pessoas refugiadas reconhecidas e mais de 80 mil solicitações ativas e a o maior número de pessoas são provenientes da Venezuela. (Acesse: https://www.acnur.org/portugues/)

Kellin Conchon da Comissão de Direito Internacional da OAB/Maringá explanou sobre a Proteção dos Direitos Humanos no âmbito da Contratação de Migrantes, falou os desafios enfrentados pelos migrantes, e explicou sobre permissões de trabalho para exercer atividades remuneradas legalmente no país de destino.

Emanoela Fertonani, articuladora do CPCE da regional Noroeste apresentou sua participação na 1ª Comitiva do Projeto Oportunidad a convite da OIM – Organização Internacional da Migração - Uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal, Setor Privado, Organizações da Sociedade Civil e Agências da ONU para Migrantes e Refugiados.

Erick Pérez Ortuño Diretor Executivo no Instituto Sendas de Maringá apresentou o Projeto Abrangente. O Instituto Sendas, OSC com objetivo facilitar a integração social, e promover a inclusão no mercado de trabalho e o intercâmbio cultural com base em três pilares: Integração ou inclusão à sociedade de acolhida, ações de acolhimento e Incidência.  Ele teceu um diálogo com os migrantes que contaram sua experiência de como foi o processo da chegada ao Brasil até receberem a confirmação de uma vaga de trabalho.

A Indústria conselheira do CPCE Beckhauser apresentou o “case” de indústria com Recursos Humanos que traz a proposta de inclusão com a coordenadora de RH Amelia Marques da Silveira.   

Abaixo alguns depoimentos sobre o Encontro.

Iniciativa super importante para tratar uma questão social crescente e que precisa ser cuidada em parceria da sociedade, poder público e empresas” (Mariana Beckheuser, presidente da Beckhauser).

O evento reavivou em mim o senso da hospitalidade, que aqui se reflete em oportunidades de emprego e isto  ressalta os benefícios de tê-los conosco!” Sandra Cantagalli da Indústria Crivialli do Brasil

Evento muito enriquecedor, para sensibilizar a sociedade em geral quanto a importância do engajamento na acolhida e inclusão dos migrantes e refugiados”. Elisa Kazue Tanaka Nagahama, Copel/Maringá

Foram informações e depoimentos enriquecedores que nos levarão a boas práticas para que sejamos uma cidade cada vez mais inclusiva em relação ao público migrante”. Fenando Vanalli, Gerente de Migrantes (SEJUC)

A ação do CPCE promoveu “Um espaço participativo que fortalece as relações do setor privado com o poder público e com a comunidade acolhedora e a inclusão e a integração dos migrantes que buscam uma nova oportunidade no Brasil” (https://brazil.iom.int/pt-br) Talita Aquino de Sousa, Coordenadora de Projetos OIM (Agência da ONU para as Migrações.

Seja um agente T R A N S F O R M A D O R!

Por uma sociedade mais inclusiva!