13/07/2023

SDG ´s Partners

CPCE JR

Em julho o conselheiro Farley Simon Nobre, proferiu palestra magna sobre Sustentabilidade e Cidadania, no SDG s` PARTNERS,  trazendo uma leitura histórica dos conceitos e demonstrando a sua trajetória de vida aos jovens do conselho júnior e demais participantes do encontro.  E demostrou na prática de como é ser uma cidadão global, que todos podem e devem ser “cidadãos do mundo” e que a educação é o grande caminho, com a educação  podemos alcançar qualquer sonho.

“Reconhecer as tensões entre os objetivos econômicos, sociais e ambientais nos possibilita compreender as suas origens e consequências, para que possamos formular soluções resilientes de curto e longo prazo para construção de cidadania com sustentabilidade.” (Prof. Farley Nobre)

Na sequência a conselheira sênior Cassia Almeida apresentou a questão da redução da extrema pobreza no Malawi, no continente africano. Além de um belo exemplo de voluntariado, a conselheira mostrou que a extrema pobreza tem muitas dimensões, de que as pessoas não tem apenas fome de alimento, dinheiro, educação, saúde, moradia; elas tem "fome'' de ter reconhecida, pela sua dignidade, como pessoa humana.

Devemor desenvolver mais a noção do "Ubuntu"; uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade dando importância as alianças e do relacionamentos das pessoas, umas com as outras.

Neste encontro  foi a oportunidade de alguns Kouhais(novatos) apresentarem suas falas, como os conselheiros juniores, Luana Castilho, Luis Daniel Oliveira ,  Willian G Camargo Molari e Vitória Negoseki, e os senpais (mais experientes) Matheus Chaves e Renan Brandão, também contribuíram para o sucesso do Encontro.

Na verdade, foi um primeiro contato dos “kouhais” com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conhecendo a realidade de diferentes países: Corea do Sul, Japão, Brasil, China e Australia e, eles, superaram as expectativas.

No evento contamos também com a participação dos conselheiros seniores que estão no Programa de Mentoria: Ezilda Furquim, Prof. Jose Amaro, Liliane Rigoni, e outros conselheiros que apoiam na formação dos nossos conselheiros juniores . Dentre os participantes contamos com a presença de jovens da organização da sociedade civil Elo Apoio Social e Ambiental , que puderam conhecer um pouco a mais do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A finalização do encontro foi muito importante para entendermos que os cidadãos do mundo são privilegiados que podem fazer a diferença na vida das pessoas que nem sempre tem a escolha de ficar em seus países, Maria Bortoni – Cátedra Sérgio Viera de Mello  CSVM apresentou um pouco da realidade dos migrantes, refugiados e apatriados e da importância do engajamento nas soluções para os refugiados e migrantes, todos juntos podemos fazer projetos e práticas em prol do alcance dos ODS. A Liderança Juvenil, é um importante player para o alcance dos ODS, a mudança necessária frente as mudanças climáticas e o desejo de não deixar ninguém para trás afirma Rosane Fontoura, coordenadora do Conselho.