27/06/2023

Visita Técnica ESG na primeira indústria têxtil lixo zero do Brasil

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

O Conselho Temático de Responsabilidade Social da FIEP - CPCE Norte, promoveu aos seus conselheiros e convidados a Visita Técnica ESG na GMTex, indústria associada ao SIVEPAR a qual foi contemplada com o 1º lugar na categoria ambiental no Prêmio SESI ODS 2022.

As visitas técnicas são uma demanda do comitê gestor e consistem em levar os conselheiros e outros convidados a conhecer in loco os projetos e atividades das indústrias em prol da sustentabilidade. Contribuindo para o alcance das metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12, que trata do modo de produção e consumo, principalmente realizando ações sustentáveis, a GMTex, indústria fundada no ano de 1999 realiza a produção de roupas em tecido jeans e sarja para grandes magazines e redes de lojas de médio porte, com a destinação correta de 200 toneladas de residuos.

Na visita estavam presentes conselheiros, representantes de sindicato e outras organizações que foram recebidos pelo presidente Georges Youssef Touma, por Roberta Moreira Lima Yamacita - Gerente Administrativa e Thaís Liemi Oshiro – Engenheira Ambiental.  A coordenadora do CPCE em nome da Direção Geral agradeceu a empresa pela oportunidade de conhecer e demonstrou que a empresa realmente é uma referência para outras do setor têxtil.

Os participantes da visita foram recepcionados com um café de boas-vindas e a entrega de um folder o qual consta todo o ciclo da moda circular GMTex, seus relatórios socioambientais e seus reconhecimentos: Empresa Neutra de carbono; ABVTEX; Instituto Lixo Zero Brasil; Aqui tem Eletricidade Solar e Prêmio SESI ODS dentre outros.

Roberta Moreira Lima Yamacita, nos apresentou algumas de suas Práticas ESG:

E: Falou sobre a Produção Limpa, Energia e Carbono Neutro e principalmente da Logística Reversa

Roberta apresentou o Projeto RECICLA JEANS com os 5R e falou da importância de valorizar o resíduo por meio do Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, que é o processo de transformação de subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos percebidos como de maior qualidade, como valor artístico ou valor ambiental. Exemplo a linha de ursinhos assinadas por designers, grafiteiros, tatoos e artistas famosos do cenário local.

No S do Social: Gerenciamento da Responsabilidade Socioambiental, com o Projeto Recicla Jeans e outras parcerias com as OSC.   Com o resíduo da GMT, a empresa ofertou gratuitamente cursos de costura com mulheres vulneráveis. Produz ursinhos que são destinados a crianças carentes hospitalizadas. A GMTex é a responsável por cortar as bolsas no Projeto de soluções para o TNT Hospitalar do Hospital Universitário, de responsabilidade da enfermeira Dani Negrão. No último ano foram cortadas 3600 bolsas, e costuradas na Penitenciária de Londrina, e doadas aos pacientes do Hospital.

Em se tratando do G: Programas de incentivo à inovação, vimos que a inovação está desde a fundação da empresa, a gerente busca se aperfeiçoar sempre no Brasil e no exterior para agregar valor nos seus produtos, com a criação de jeans sustentáveis onde não há aplicação de químicos e na sua governança busca desenvolver novos modelos de negócio, como o Banco de Resíduos Têxteis, uma contribuição que vai além dos muros da fábrica, a empresa também coleta resíduos de parceiros para dar o melhor destino o propósito da empresa é encontrar soluções para todos os resíduos têxteis.

Com um edital da FIEP, conseguiu adquirir uma máquina de desfibramento e os resíduos viram estopa para o preenchimento de colchonetes em fábricas de cidades vizinhas.

E falou da importância das certificações, GMTex se tornou, em abril de 2021, a Primeira Indústria Têxtil Lixo Zero do Brasil, desviando 98% dos seus resíduos de aterros sanitários. De acordo com os conceitos estabelecidos pela Certificação Lixo Zero  (validados pela ZWIA – Zero Waste Internacional Alliance), para um estabelecimento ser considerado Lixo Zero, ele deve encaminhar corretamente pelo menos 90% de seus resíduos para a reciclagem, compostagem, logística reversa, entre outro. Roberta reconhece o apoio da alta liderança, em prol as ações implementadas em prol da Sustentabilidade, que no começo era vista como despesa, atualmente é reconhecida como investimento importante para a reputação da empresa.

Algo presente na fala de Roberta foi que ela entende que “não se faz nada sozinho” e que o êxito de suas ações e projetos muito se dá as parcerias estabelecias com atores estratégicos ao seu negócio e propósito. Ela reforçou o compromisso da indústria com o Londrina Lixo Zero em 2030.

“Fiquei impressionado com o grau de consciência e responsabilidade socioambiental da direção da GMTEX, ao me deparar com os tantos projetos e programas de sucesso que possuem naquela área (socioambiental), com a cadeia de sustentabilidade criada, e ainda não deixando de valorizar o lado econômico da empresa. A empresa está de parabéns!! Se não fosse o CPCE não teríamos tido a oportunidade de conhecer uma Indústria local, de nossa cidade, de envergadura nacional, com grande propósito de sustentabilidade.” Wagner Luiz Kreling - Gestor Socioambiental da Sanepar.

Com essa visita é possível observar que a prática de ESG, por meio de ações planejadas e estratégias, contribuiu para a indústria a modificar seus modelos de produção e gestão, com ações voltadas à sustentabilidade, humanização e transparência em seus relacionamentos.

E com os olhos marejados falou do legado e das estórias do seu avô, do rio Igapó e ela diz que acredita fazer pouco ainda, o que demonstra o quanto o propósito da sustentabilidade está arraigada na sua cultura e ações.

Para conhecer um pouco mais acesse: https://gmtex.com.br/sustentabilidade/