26/06/2023

Circuito ODS na Indústria Beckhauser

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

Falar de Sustentabilidade é nos levar a reflexão de como estamos preparando o mundo para nossas gerações futuras. Rosane Fontoura Coordenadora Executiva do Conselho Temático em Responsabilidade Social – CPCE realizou o engajamento interno na Indústria Beckhauser - Manejo Racional e Produtivo.

Mariana Beckheuser conselheira do CPCE Noroeste, faz a gestão da Beckhauser com foco no futuro de ser um negócio inspirador, em que as pessoas se sintam verdadeiramente bem e comprometidas em gerar o bem para o mundo.

Ser inspiração, integrar e encorajar pessoas e iniciativas para crescer com sustentabilidade e ser referência em tecnologia para o manejo racional, a Beckhauser é reconhecida em premiações como o Prêmio Nacional de Inovação, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Prêmio Sesi ODS, que divulga práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Mariana também foi reconhecida pela Revista Forbes como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro. E como esse perfil impulsionador das práticas sustentáveis Mariana convidou o CPCE a apresentar ao seu time o Circuito ODS na Indústria, ação prática que o conselho temático da Fiep oferece engajamento interno ao setor industrial.

No chão da fábrica, de maneira prática e educativa, os colaboradores foram instigados a pensar de que maneira sustentável a indústria  Beckhauser está engajada com os ODS da ONU .e propôs uma reflexão individual  de como cada um poderia dar a sua contribuição para a empresa, para a sua comunidade  e na sua casa, por meio da cidadania, e por  ações voluntárias em prol da redução da fome e pobreza, da melhoria da educação e saúde.

A princípio a pergunta foi: E o que é ser sustentável? A ideia foi levá-los a refletirem de que forma podemos Ser sustentável, aproveitando os recursos que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Preconizando a compreensão de Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis.

Outra maneira de fixar os pilares da sustentabilidade foi quando todos simultaneamente indicaram por meio dos dedos da mão, sendo:

Pessoas (ODS 1 ODS2 ODS3 ODS4 ODS5 e ODS10);

Planeta (ODS6 ODS7 ODS8 ODS13 ODS14 e ODS15);

Prosperidade (ODS8 ODS9 e ODS11);

Paz (ODS16) e

Parcerias (ODS17).

Esses 5 P s mencionados são os eixos de atuação da agenda 2030 da ONU.

Prontamente os colaboradores deram exemplos das inúmeras e significativas ações implantadas na indústria que contribuem para um mundo melhor. A Beckhauser é exemplo de inovação, e nessa pegada Rosane instiga o time a apresentarem “soluções locais” para continuarem a fomentar a inovação no setor industrial.

Rosane instigou para que todos ouvissem atentamente os projetos que os colegas/ colaboradores fazem na comunidade onde estão inseridos. O momento foi propício para o reconhecimento de pessoas protagonistas de Ações do Bem.

Conheça a indústria! ( https://beckhauser.com.br/)

Após a palestra para os colaboradores a Beckhauser reuniu 12 colaboradores de seu time, representantes dos pilares internos: BEAH ( Bem-Estar Animal e Humano, Cultura e Desenvolvimento Humano) para alinhar suas ações aos ODS . Divididos em 3 equipes os participantes colocaram a mão na massa para descrever a conexão que a Bechhauser já faz nas dimensões dos 5 P’s da Sustentabilidade mediante aos eixos social, ambiental e econômico.  Com 50 anos de história a indústria faz um cuidadoso trabalho de fortalecimento do propósito da organização e atenção aos stakeholders e ao impacto socioambiental, agora a presidente, levará o debate para o setor da Pecuária.