26/06/2023

Projetos e práticas em prol dos ODS e ESG

Educando na Sustentabilidade

Colaborando para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a regional noroeste do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, segue com sua missão de contribuir com o Desenvolvimento Sustentável do Paraná apoiando a formação de indivíduos e organizações comprometidos com a prática da cidadania promoveu a Oficina de Elaboração de Projetos em prol dos ODS.

A Oficina de Projetos é um momento de aprendizado, descoberta, desenho das ações(projetos), incluindo troca de experiência, parcerias e leitura de editais sociais e ambientais. Com objetivo de sensibilizar, capacitar e desenvolver os profissionais presentes, nesse workshop foram planejados  atividades em prol das crianças de Maringá, capacitação para o setor têxtil, apoio aos migrantes, plantio de mudas, economia circular entre outros. O público estava composto por representantes das indústrias, sindicatos, empresas, setor público e organizações da sociedade civil - OSC.

Na primeira etapa da oficina, Rosane Fontoura – coordenadora executiva do conselho temático de Responsabilidade Social falou sobre as “Dicas de Ouro” chamando a conhecer todos os ODS e identificar os objetivos mais específicos que permeiam os projetos e ações de cada organização. Em seguida, aplicou atividades de formação, onde os participantes colocaram no papel ações, no sentido de torná-los protagonistas da mudança e da conscientização em torno da agenda da ONU e sua concretização, colocando esses atores sociais, como elos dessa corrente do bem.

“Foi uma experiência relevante, pois estou caminhando no conhecimento das ODS/ESG e espaços como esses são muito importantes”. (Amélia Marques da Silveira – Coordenadora do RH e Pilar Cultura e Desenvolvimento Humano da Indústria Beckhauser).

“Gostei muito do conteúdo, da organização e da prática. Eu como iniciante, foi de grande somatório, sempre estive na execução, agora posso olhar como começar e elaborar meus projetos, com uma metodologia eficaz e com dicas de ouro. Muito grata, e pode contar comigo para os próximos”. (Maiara Izabel da Silva - Executiva Sindvest).

Representando o Terceiro Setor, Nilda Mott Loiola Gonçalves disse “A Organização da Sociedade Civil que atende com qualidade a sua demanda tem um único caminho: Estudar os diversos cenários, encontrar parcerias alinhadas com a sua missão, apresentar projetos consistentes que comprovem a eficácia do seu trabalho e a contrapartida ofertada à instituição parceira”.

A capacitação de gestores, colaboradores de empresas e voluntários é imprescindível para o fomento da Agenda 2030, levando ao desenvolvimento e execução de ações/projetos em nível local. É fundamental que a atuação da regional noroeste do CPCE dialogue com a agenda mundial e tornem-se públicas suas demandas. Assim, a Oficina de Projetos baseou-se no fomento das diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao incentivo da participação da regional em editais, sobretudo, que se inscrevam na VII edição do Prêmio Sesi ODS 2023 com inscrições abertas até o dia 30 de junho. (Saiba mais em https://www.sesipr.org.br/premioods).

A palestrante levou os participantes a entender de que forma os participantes  podem alinhar o  projeto aos ODS e aos critérios ESG, de forma que a organização torne-se mais eficiente, responsável, transparente e mais competitiva!