19/06/2023

CPCE promove primeira Visita Técnica ESG

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

A visita ao Portos do Paraná, contou com 40 conselheiros e a participação do diretor geral do CPCE, Rui Brandt que afirmou a importância dessa visita para fortalecer ainda mais o elo entre indústria e o Porto e consequentemente estimular a Cidadania Empresarial por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e conhecer um pouco dos critérios ESG adotados pelo Porto , bem como do Gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr que durante o deslocamento de Curitiba a Paranaguá fez uma explanação introdutória muito pertinente acerca de como é importante a infraestrutura portuária existente em prol do Desenvolvimento do Estado do Paraná.

A visita técnica foi dividida em dois momentos, sendo que na parte da manhã, os conselheiros  puderam conhecer a atuação do Portos por meio de palestras e a no período da tarde, houve o deslocamento pela estrutura portuária, oportunizando conhecer “in loco” os  processos operacionais.

Dando ênfase a articulação da estatal com o ESG (Environmental, Social and Governance), o encontro contou com presença do superintendente de Governança, Carlos Eidam de Assis que em sua apresentação retratou como a administração tem fomentado o desenvolvimento sustentável, reconhecendo que os critérios da governança corporativa são a chave para o sucesso, falando que a agenda positiva da Governança tem os seguintes focos:  Ética e Integridade, Diversidade e Inclusão, Ambiente e Social,  Inovação e Transformação, Transparência e Prestação de Contas e Conselhos do Futuro.

Com relação aos critérios E (ambiental) e S (social), o diretor de Meio Ambiente da Portos Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, apresentou o cuidado da empresa pública com a preservação da natureza e a questão social, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com as comunidades. Importante dizer que a Portos do Paraná está em 1º lugar no Índice de Desempenho Ambiental entre os portos públicos de grande porte e que foi a única autoridade portuária do mundo convidada a palestrar por 3 anos seguidos na Conferência do Clima da ONU, isso porque a organização vem reafirmando seu comprometimento com a sustentabilidade, desenvolvendo mais de vinte projetos socioambientais permanentes, entre eles: monitoramento e preservação das águas, de manguezais e da fauna, gerenciamento de emissões atmosféricas, gerenciamento de resíduos sólidos, Porto Escola - Educação para a Sustentabilidade : compostagem,  restauração de áreas degradadas, campanhas de arrecadação de alimentos, o projeto Porto Cidade que consiste em mobilizar mutirões para levar diversos serviços públicos até as comunidades mais carentes do município.

A conselheira Claudia Coser, ressaltou que todas as intervenções conhecidas a partir da visitação com certeza permitem o desenvolvimento econômico e tem Materialidade positiva e negativa e que desta maneira, mapear, mitigar, compensar, prevenir ou reverter são equações necessárias para que todo o ecossistema, os biomas e comunidades se mantenham em equilíbrio.

Marcando essa visita técnica a pauta da sustentabilidade conectou conselheiros, oportunizou networking, aguçou novas perspectivas e promoveu muita troca de conhecimento e novos insights como relata Juliana Penhaki - Parcerias Institucionais Sistema Fiep e CIFAL Curitiba/UNITAR, “Expresso meu reconhecimento pela excelente visita técnica promovida pelo CPCE ao Porto de Paranaguá. Foi uma experiência enriquecedora e marcante.

Do começo ao fim ficou evidente a hospitalidade e a organização impecável por parte das equipes envolvidas. A condução do encontro nos deu a dimensão da insfraestrutura disponível, das operações realizadas, dos desafios do dia a dia, também evidenciou os avanços tecnológicos e as práticas sustentáveis, alinhadas ao ESG, implementadas no Porto. Essa abordagem responsável e comprometida com a sustentabilidade refletem o compromisso do Porto, especialmente com a indústria do estado do Paraná.”