09/06/2023

CPCE Curitiba recebe a REDE do TS

Terceiro Setor

Nessa semana, membros da Rede do Terceiro Setor estiveram em reunião no Campus da Indústria e na oportunidade o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial por meio de três conselheiros se fizeram presentes e abordaram a importância do eixo cultural no desenvolvimento sustentável.

A conselheira sênior Claudia Rodrigues apresentou cinco obras de artes retratando as Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.  A artista relatou quais foram suas inspirações para cada obra, em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável no que se refere as pessoas o quanto são diversas, em seguida o planeta e suas facetas: verde da floresta, verde dos mares, com relação a prosperidade sua obra posta como os telhados das casas representou um entendimento de que aquela família teve possibilidade de satisfazer a necessidade de segurança a moradia. (Maslow).

Em seguida o conselheiro júnior Renan Brandão fez de improviso uma fala sobre a importância do educador, dizendo em determinado trecho “A poesia pode ser só por instante”, mas ressaltou seu engajamento com as causas socioambientais, falando da valorização da natureza e a paz, dizendo querer a consciência, trazendo as rimas também a questão da ética. O conselheiro também diz ser importante entender o proposito e ir além dos ODS, focou na questão de que não fazemos nada sozinhos e que só vamos mudar de fato o mundo se estivermos juntos, Renan mostrou que os jovens também estão sendo engajados em causas sociais e a arte é um excelente meio de impulsionar este engajamento.

Murilo Wenzel que apresentou as obras de Poty e os ODS disse “A obra de Poty Lazzarotto é um verdadeiro caleidoscópio de formas, cores e uma visão histórica que nos remete a nossa realidade. Nela vemos uma relação muito permeável com todos os aspectos sócio ambientais da mesma forma que vemos nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. A importância dessa correlação explicita a importância de estarmos trabalhando para um mundo melhor, mais harmônico, socialmente responsável e justo. A razão da nossa reunião do 3o. Setor com Arte”.

Rosane Fontoura, contribuiu com algumas reflexões teóricas do quanto a cultura é fundamental para o ODS, salientando que a cultura é sim um eixo que complementa/supera o triple of bottom de John Eklington e que podemos trabalhar os ODS por meio das mais diversas manifestações culturais.

Na pauta ainda foram apresentados o Programa “Corajosamente Éticos” e a possibilidade de parceria com a empresas para coleta de resíduos eletrônicos pelas organizações da sociedade civil.

Na sequência, o núcleo de comunicação apresentou um retrato dos atuais participantes da Rede. Dentre as principais características estão que das organização respondentes a maioria tem atuação com foco na Educação (ODS4) e seguida a Saúde(ODS3), em relação ao público beneficiário são os seguintes atendidos: adolescentes, crianças, mulheres, idosos, gestantes, recém nascidos e multideficiências. Organizações essas focadas na Assistência Social, Educação, Direitos Humanos, Saúde, Arte/Cultura, Acessibilidade/inclusão, Esporte, Autonomia Financeira e outras.

Tania Cardozo, acompanhada com a equipe de voluntários engajados na realização as ações do Dia das Boas Ações, falou da importância da iniciativa e os principais resultados. Também tivemos a apresentação de um relato da Plataforma da MROSC, e outros informes da Rede. O Conselho sente-se orgulhoso, de que a Rede ter sido fruto dos encontros das organizações da sociedade civil no Conselho em 2015.