02/06/2023

CPCE nas agendas de governo e do município

A convite do Governo do Estado, no dia 24 de maio o diretor geral do CPCE, Rui Brandt, participou juntamente com outros líderes do encontro técnico da mais recente missão internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que fomenta o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na semana corrente o CPCE esteve mais próximo de algumas agendas do Governo e do Município de Curitiba, acompanhando e participando a convite de conselheiros, como também na forma de representante da presidência da FIEP.
A convite do conselheiro Eduardo Oliveira, o CPCE se fez presente no lançamento da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres que lança um novo programa com foco na defesa e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população feminina. A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres percorrerá todas as regiões do Estado para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, o que irá facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este público.
Na terça-feira, 27 de maio, a articuladora do conselho, Sandra Mara Bortot representando o Sistema Fiep, acompanhou o lançamento do Selo Solidário Paraná 2023, este, tem a finalidade de incentivar empresas e organizações da sociedade civil à solidariedade no Estado do Paraná, criando alianças e parcerias entre governo estadual, empresas, organizações da sociedade civil e toda a comunidade. Para concorrer ao selo a empresa precisará cumprir os critérios estabelecidos no decreto nº 1598 de 24 de abril de 2023, que incluem a participação nos projetos e ações solidárias realizadas pelo Estado do Paraná, bem como ações sociais, iniciativas beneficentes ou filantrópicas, projetos e programas, em consonância com os Objetivos Desenvolvimento Sustentável - ONU (ODS), realizadas pelos participantes em benefício da comunidade do Estado. O Selo vincula o eixo Social do ESG e será a certificação de que a empresa atua em parceria com o Estado do Paraná criando impacto na sociedade por meio de suas iniciativas.
Na quinta-feira, 29 de maio o CPCE foi convidado à Câmara Municipal de Curitiba, para o lançamento da Semana Sam, que trata de Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade. Na programação Mário Mantovani e Ricardo Voltolini foram homenageados pela contribuição de décadas do ambientalista e do jornalista.  A coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura, esteve na mesa da abertura e apresentou o engajamento da FIEP à responsabilidade social, desde 2003 quando assinou o Pacto Global, estabelecendo um recorte da atuação dos Conselhos Temáticos e Setoriais em especial o conselho de responsabilidade social o CPCE.
Na sexta-feira, 30 de maio, o CPCE fez parte da programação do Fórum do Dia Estadual do Terceiro Setor onde foi apresentando o trabalho realizado ao longo de 20 anos de história com relação ao Terceiro Setor. Sendo este, um importante player na redução de extrema pobreza, fome e desigualdade, na melhoria da saúde, da educação e da empregabilidade contribuindo sobremaneira na formação de um ecossistema prospero para o desenvolvimento de negócios em todas as áreas em especial indústrias fortes e comunidades locais sustentáveis.