01/06/2023

Iniciativas e Startup para a Paz

Educando na Sustentabilidade

Unir sustentabilidade com resolução de problemas reais é um excelente insight para quem busca empreender. Em um cenário adverso, muito mais do que criar um negócio lucrativo, o empreendedorismo precisa estar alinhado também a causas sociais e ambientais, são as chamadas startups do futuro. Dentre os ouvintes da webinar, tivemos os acadêmicos da FAE, acompanhados pela conselheira Andréia Serafim.

Nesse cenário os ODS representam inúmeras oportunidades de negócios já que subsidiam com dados e indicadores os gaps na área de pessoas, planeta, prosperidade, paz e também parcerias.

Com base nessa tendência de promover negócios inovadores, tecnológicos e sustentáveis, o Conselho de Paranaense de Cidadania Empresarial realizou no último dia de maio o diálogo acerca de iniciativas e startup que se destacam por apresentar resultados positivos e promissores quando pensamos na promoção da cultura da paz.

Iniciando o encontro a Coordenadora Master da Secretaria de Educação do Estado do Paraná na UNESCO, Denise Baganha, apresentou o case “Educação para a paz” da Secretaria de Educação do Estado do Paraná por meio do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá alinhando sua fala com os objetivos de desenvolvimento sustentável no que tange o ODS 3 que trata da Saúde, o ODS 4 que trata da educação de qualidade e o ODS 16 que trata da paz, justiça e instituições eficazes, (principalmente com relação as metas 3.5 que trata do  abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool; 3.6 ( mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas; 3.7 (saúde sexual e reprodutiva); 4.7.( igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável);  16.1 (mortalidade relacionada em todos os lugares) e 16.2 Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças). Para Cineiva Campoli( SEED e Instituto Tecnologia e Dignidade Humana) o evento foi inspirador na medida que valorizou pessoas e instituições que se movem e atuam efetivamente e prol à educação para a paz e com isso, para o alcance dos ODS.

Na sequência o CEO e Founder da Startup Papoom: Marketplace da Favela, o jovem empreendedor Jean Pierre relatou em sua apresentação que a empresa nasceu a partir de uma necessidade identificada na Vila Torres (comunidade de Curitiba), a falta de acesso aos serviços das plataformas e aplicativos tradicionais. Jean ressaltou que o mercado das “favelas” movimentaram em 2022, cerca de 22 bilhões de reais, e ainda que aproximadamente 35% da população que estão inseridas nas comunidades são empreendedores.

Mapeando as necessidades das comunidades que se resumiram em: dificuldade de encontrar o que precisa; sem acesso a aplicativos convencionais (Ifood, Magalu, OLX, etc) e falta de entregas delivery, a Papoom foi criada com o objetivo de conectar consumidores da comunidade com vendedores da comunidade.

Reunindo em um só aplicativo os nichos de alimentação, produtos, serviços e imóveis a Papoom é um marketplace que fomenta o empreendedorismo, a inclusão de diferentes públicos, o fortalecimento da economia local, a capacitação e educação, a geração de renda e a independência e sustentabilidade das comunidades, contribuindo diretamente com o ODS 8 que trata do trabalho decente, ODS 10 que faz menção a redução das desigualdades e ODS 16 que preconiza a paz, justiça e instituições eficazes.

Finalizando o evento o convidado e Educador para Paz e Gestor da OSC Londrina Pazeando, Luis Galhardi apresentou a organização, que foi criada para desenvolver uma Cultura de Paz e Não-Violência e que trabalha ações em várias frentes como a tolerância religiosa, não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente, o curso virtual aprender a educar para a paz, à não-violência multiétnica e pluricultural, a construção de comunidades escolares restaurativas, manifesto pela paz e pelo desarmamento infantil, entre outras.

Marcando essa edição fica o exemplo para os conselheiros juniores e acadêmicos o aprendizado que por trás de cada ODS existem inúmeras oportunidades de negócios, oportunidade de transformar realidades, oportunidade de se desenvolver e desenvolver comunidades, oportunidades de tornar o nosso mundo melhor!