01/06/2023

Startups em prol dos ODS

Educando na Sustentabilidade

A coordenadora executiva do Conselho Temático de Sustentabilidade Social da Fiep CPCE – Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial Rosane Fontoura, esteve presente no XVII Ciclo de Estudos UniCV.

A palestra teve importante cunho em aproximar os acadêmicos na realidade exposta aos desafios do mundo competitivo, sendo importante todo processo estar alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A primeira Dica de Ouro é Conhecer todos os ODS e escolher alguns objetivos específicos que mais se aproximam do seu negócio para “chamar de seu". Muito mais do que gerir um negócio pautado no lucro, é também poder estar comprometido com as questões sociais. “Formatar e aplicar Boas-Práticas e projetos que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. Reconhecer que tipo de Economia a Startup está inserida: Economia Circular, Economia Colaborativa, Economia Verde, Economia Azul, Economia Criativa ou outras que surgirão na medida em que vivemos em mundo de constante transformação – Segunda Dica de Ouro.

A terceira Dica é fazer um brainstorming acerca de quais os tipos de negócios podem ser criados a partir da identificação das necessidades das pessoas no nível (básico, de segurança, social, de autoestima e outras).

Ao criar a startup, crie também valor ao seu produto a partir de uma equipe de colaboradores diversos e que de fato represente a sociedade em que vivemos (Dica 4).

A startup sustentável deve encontrar o equilíbrio entre os eixos social, ambiental e econômico (Dica 5). As startups devem trazer novos atores sociais para tornar seu ecossistema favorável a cultura colaborativa e inovadora (Dica 6).

Como dica 7 - Comece pequeno e depois escalone o seu negócio – Small is beautiful no começo e depois torne-se um Unicórnio. Tenha um pitch matador para atrair investidores anjos (Dica 8). Inclua a base da pirâmide na sua estratégia de negócios, reduzindo o preço do produto, instalando novas unidades em municípios de baixo IDH, promovendo corretamente seus produtos com embalagens acessíveis a todos os tipos de clientes (Dica 9).

Crie uma startup disruptiva e potente, isto é, não fazer mais do mesmo é ser inovador! Essa é nossa Dica 10!

A proposta é aproveitar as oportunidades/necessidades e empreender solucionando os problemas sociais e ambientais mais urgentes.