29/05/2023

CPCE no Technovação Cascavel

Educando na Sustentabilidade

A terceira edição do Technovação, maior feira de tecnologia e inovação do Paraná foi realizada dos dias 24 a 27 de maio no Centro de Eventos de Cascavel com uma programação pensada para todas as idades, reunindo em um mesmo local arena de robótica com competição entre equipes, arena de inteligência artificial, arena cultural, arena startup, espaço inclusão, fóruns, hackathon, techno geek, cosplay, smart citys, a feira de ciência, engenharia e tecnologia de Cascavel – Fecet, oficinas, simulador de asa delta com óculos de realidade virtual, podcasts, entre outras atividades. Superando as expectativas, a Technovação, num cenário multifacetado de tecnologia, cultura, arte, futurologia e sustentabilidade, contou com um público total de 57.857 pessoas de 12 estados.

E foi neste contexto que o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial participou da programação no palco 180º com a apresentação das Boas Práticas de sustentabilidade no contexto social com a  Unimed e Copel Cascavel e a palestra sobre as Startups e os ODS proferida pela coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura.

Iniciando sua fala com a afirmação de que por trás dos ODS há diversas oportunidades de negócios, Rosane ressaltou que na medida em que os empreendedores buscam conhecer e entender determinada necessidade social, também estão se aproximando da Agenda da ONU que traz 17 objetivos e 169 metas tidas hoje como uma bússola para o alcance de uma economia viável e plena, um universo social junto e um planeta ambientalmente sustentável.

Dessa forma, apresentou 10 dicas/passos para startups, sendo elas:

1 Conhecer todo os ODS e escolher alguns objetivos específicos que mais se aproximam do seu negócio para “chamar de seu”.

2 Reconhecer que tipo de Economia a Startup está inserida: Economia Circular, Economia Colaborativa, Economia Verde, Economia Azul, Economia Criativa ou outras que surgirão na medida em que vivemos em mundo de constante transformação.

3 Fazer um brainstorming acerca de quais os tipos de negócios podem ser criados a partir da identificação das necessidades das pessoas no nível (básico, de segurança, social, de autoestima e outras)

4 Ao criar a startup, crie também valor ao seu produto a partir de uma equipe de colaboradores diversos e que de fato represente a sociedade em que vivemos.

5. A startup sustentável deve encontrar o equilíbrio entre os eixos social, ambiental e econômico.

6 As startups devem trazer novos atores sociais para tornar seu ecossistema favorável a cultura colaborativa e inovadora.

7 Comece pequeno e depois escalone o seu negócio – Small is beautiful no começo e depois torne-se um Unicórnio.

8 Tenha um pitch matador para atrair investidores anjos.

9 Inclua a base da pirâmide na sua estratégia de negócios, reduzindo o preço do produto, instalando novas unidades em municípios de baixo IDH, promovendo corretamente seus produtos com embalagens acessíveis a todos os tipos de clientes.

10 Crie uma startup disruptiva e potente, isto é não fazer mais do mesmo é ser inovador.

Marcando essa edição do evento a pauta da sustentabilidade conectou públicos que tiveram acesso a conteúdos atuais e pertinentes ao mundo dos negócios além de curiosidades, debates, aprendizados e intercâmbios que fizeram desta feira uma usina de conhecimento e oportunidades.