22/05/2023

Na reta final para a entrega das declarações de IR 2023, ainda está em tempo para "Destinar"

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas físicas a destinar parte do Imposto de Renda (IR), o CPCE Norte em parceria com a conselheira e contadora Gisela Fonseca, traz um passo a passo para a Destinação.
A destinação do Imposto de Renda ainda é pouco difundida no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, o potencial de doação dos brasileiros é superior a 4 bilhões, e mais de 97% dos contribuintes não realizam essa destinação. Visto que a declaração do IRPF é uma obrigação anual, ela é uma oportunidade pouco aproveitada para beneficiar projetos e fundos que podem transformar a comunidade.

Para a Destinação de Imposto de Renda na Declaração de 2023 ano base 2022, a Pessoa Física deverá seguir os seguintes passos:

• 1º - No programa do Imposto de Renda, realizando a declaração pelo Modelo Completo.

• 2º - Após o preenchimento da declaração do ano base 2022, no campo FICHAS DA DECLARAÇÃO, escolher a opção DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - aparecerá "Fundo da Criança e do Adolescente" e outra caixa com "Idoso";

• 3º - Clicar em "NOVO" e escolher no tipo de Fundo a opção Municipal/DISTRITAL , digitar o valor a ser doado, com base no valor máximo disponibilizado na tela, podendo dividir entre os Fundos.

• 4º - Emitir o DARF, na opção IMPRIMIR, escolha "DARF - DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA e/ou IDOSO", efetuar o pagamento até 31/05/2023.

Assista o passo passo e veja como realizar a sua destinação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.