12/05/2023

Visita técnica ao Grupo Madero.

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE da Regional Campos Gerais realizou visita técnica ao Grupo Madero. Participaram representantes das empresas, organizações da sociedade civil (OSC) e das instituições de ensino superior (IES).

Os conselheiros buscando a integração e conhecimento de iniciativas que fomente o desenvolvimento local por meio de programas e projetos voltados aos diversos stakeholders: colaboradores, fornecedores e outros. O grupo de conselheiros estiveram na Cozinha Central do Madero em Ponta Grossa, onde são preparados quase todos os alimentos servidos nos 276 restaurantes do grupo e distribuídos em 85 cidades no Brasil, que são distribuídos após rigorosos critérios de qualidade, sendo o sabor de feito na hora o que deverá prevalecer para o consumidor final. A estratégia do negócio é guiada por uma série de princípios, que visam abordar aspectos em 3 áreas chaves: Comida, Planeta e Pessoas e estão alinhados tantos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como os critérios do ESG.

Quase a totalidade dos ingredientes de hortifruti utilizados são produzidos na própria fazenda em Palmeira, da forma mais natural (ODS2) e livre de produtos químicos, ou são adquiridos de fornecedores que cultivam produtos orgânicos. Esta iniciativa sustentável lhes renderam o Selo Orgânico Brasil, certificação que garante estarem dentro das normas nacionais de produção orgânica.

Cuidam dos efluentes e reutilizam a água (ODS6) nas instalações sanitárias da indústria, uma parte é misturada ao barro e condensada para adubo.

Existe a logística reversa para os resíduos (ODS12) das diversas pontos instalados no país, os caminhões, levam os recicláveis dos restaurantes como, latas de alumínio, garrafas pet, óleo usado, baldes vazios, papelão e lhes é dado destinos sustentáveis.

O grupo implanta diversas práticas ambientalmente responsáveis, e objetiva a mínima perturbação dos ecossistemas naturais (ODS15).

Para Renata R. Florisbelo, nos últimos anos foram inúmeras visitas técnicas nos mais diversificados tipos de processos industriais, bem como natureza de negócios; contudo, o que se revela neste conjunto de tão bem sucedidas visitas é reconhecer a identidade de cada empreendimento que fortifica a magnitude da indústria Paranaense que se desvela para alcançar (e alcança) o caminho que conduz à sustentabilidade.

Para a diretora regional do CPCE Campos Gerais Indianara Milleo a visita técnica foi extraordinária, além das expectativas! A Indústria demonstrou ter o propósito firme de fazer um mundo melhor para todos!

SAIBA MAIS https://ri.grupomadero.com.br/esg/