09/05/2023

Competências Humanas e os ODS

Educando na Sustentabilidade

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial promoveu o webinar que tratou das competências globais, essas definidas como um conjunto de saberes (conhecer), atitudes (disposições motivacionais) e habilidades (fazer) que se articulam de modo integrado. Nesse contexto, a palestrante, educadora, pesquisadora, escritora, gestora, empreendedora e conselheira do CPCE, Mari Regina Anastácio abordou acerca das competências nas: contemplativa, colaborativa, criativa, socioemocional, competência em diversidade cultural, competência cívico-digital, em design regenerativa e competência em futuros.

competência contemplativa busca desenvolver níveis mais profundos de consciência sobre si, suas relações com os outros e com o mundo, ou seja competência necessária na redução da extrema  pobreza.

A competência colaborativa pressupõe desenvolver a comunicação inclusiva, transparente e aberta como uma habilidade colaborativa, criando e gerando confiança, muito pertinente ao objetivo que fomenta as parcerias (ODS17).

A competência criativa nos impulsiona para o exercício da curiosidade intelectual, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica para investigar causas, formular problemas e a imaginação para criar soluções a partir da realidade, todos os objetivos de desenvolvimento sustentável, pressupõe a solução criativa dos problemas das comunidades.

competência socioemocional oportuniza integrar e aplicar saberes sobre si mesmo e sobre os demais, apoiando-se na consciência, na expressão, na regulação e na utilização (manejo) das emoções, para aumentar o bem-estar pessoal (subjetivo e psicológico) e a qualidade das relações sociais. Competência muito necessária na área educacional (ODS4) e profissional(ODS8).

competência em diversidade cultural torna-nos capazes de desenvolver autoconsciência em torno da diversidade e aprimorar a habilidade de interagir de forma construtiva com pessoas de várias origens culturais nos aspectos sexual, étnico-racial, de gênero e religioso, bem como de habilidades díspares, idades, classe econômica, ideologias e nacionalidades. Quando falamos na redução das desigualdades essa competência é de fundamental importância.

competência cívico-digital envolve a capacidade de acessar, criar e disseminar informações de modo individual e coletivo fazendo uso saudável das tecnologias.(ODS9)

A competência em design regenerativa propõe desenvolver a consciência sistêmica e internalizar a concepção de Interser (coexistência planetária), compatível com o design de culturas regenerativas (evolução do conceito de sustentabilidade — ao ponto que chegamos não é mais suficiente apenas sustentar, temos que regenerar as relações entre os seres humanos e a natureza) e a competência em futuros contribui para escolhas que favoreçam a construção de futuros alternativos e regenerativos com mais consciência, consistência, equilíbrio emocional, relevância e, principalmente, responsabilidade diante de cenários de crescente incerteza e complexidade, todas essas competências são super necessárias para o alcance dos objetivos voltados ao Planeta.(ODS 6, ODS 7, ODS 12, ODS13, ODS 14 e ODS 15). Sendo assim, a palestrante fez a correlação das competências humanizantes com os objetivos de desenvolvimento sustentável e o ODS Zero também denominado IDG (Inner Development Goals - Objetivos de Desenvolvimento Interior). Estas correlações servem como uma bússola para o alcance mais efetivo dos 17 objetivos.

Essa analogia entre os ODS e o tema do webinar nos instiga a assumirmos responsabilidade sobre nossas vidas e a parcela do coletivo que nos cabe, sendo essa uma tarefa urgente na qual devemos todos nos empenhar para dar conta do que vem sendo apresentado e dos inúmeros desafios que permeiam a condição de vida.

Portanto, devemos potencializar o humano que em nós habita, aprendendo a observar os nossos conteúdos internos, sabendo que estes refletirão na forma como interpretamos e lidamos com o mundo externo e como nos relacionamos entre nossos pares “no e com” o mundo.

O webinar nos trouxe uma aprendizagem muito significativa. Aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Interior é fundamental, precisamos olhar para nós mesmos, para a forma que tratamos as outras pessoas e para o mundo. Essa atitude nos fortalece e aproxima da meta de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Luana Castilho CPCE Jr.)

Para o conselheiro sênior, Carlos Magno Corrêa Dias, a temática do evento Competências Humanas "atuais" precisa de fato ser trazida ao debate, pois estamos nos deixando meio que escravizar pela “inteligência” das tecnologias; amenizando, em contrapartida e em muito, as potencialidades da inteligência humana. Nossos conhecimentos estão ficando apenas no nível do aprender, mas não no apreender. É percebido com preocupação que as habilidades humanas e as atitudes humanas estão correndo em paralelo com as competências humanas não se percebendo uma possível convergência, o que é extremamente questionável na era da comunicação e da informação que estamos vivendo. De outro lado, há uma dissociação forte entre as Competências Humanas e a Educação como um todo. Se houvesse uma maior interação das Competências Humanas com a Agenda 2030 e com os ODS certamente caminharíamos mais rapidamente na estrada da Sustentabilidade. Eventos como o “IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS” são sempre um bom convite para se intensificar as necessárias reflexões sobre as associações entre as Competências Humanas e os ODS.

Exercício Valores globais – instrumento – ONU: https://goo.gl/xUwQc3

Ferramentas para desenvolvimento interior - https://idg.tools/

Aplicativo para desenvolvimento interior https://29k.org/inner-development _

Comunidade de IDS - https://www.innerdevelopmentgoals.org/community