14/04/2023

Oficina de Projetos em Londrina

ODS

A Oficina de Elaboração de Projetos em Prol dos ODS aconteceu no dia 11 de abril, uma parceria entre o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE Norte, Núcleo do Terceiro Setor ACIL, Sicredi e ACIL. Em início das atividades Fabianne Piojetti, Gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, apresentou as Práticas ESG na Unimed Londrina e Hélio Terzoni discorreu sobre o Projeto Clube das Mães Unidas, projeto contemplado com o Selo Social Acil 2022. A oficina foi conduzida por Rosane Fontoura, coordenadora executiva do CPCE com o objetivo de capacitar gestores de organizações privadas e públicas, instituições do terceiro setor e sociedade civil com a estrutura necessária para a elaboração e mobilização de recursos para projetos em prol do desenvolvimento sustentável.

Dentre os projetos trabalhados em grupos, foram apresentados ações voltadas a Alimentação Infantil com a garantia de leite durante os seis meses após o parto para mulheres vulneráveis que reduz a mortalidade infantil; o Projeto da Casa de Apoio que oferece tratamentos físicos e mentais para mulheres; Projetos de apoio as atendimento de jovens aprendizes;  Projetos sobre a reutilização de resíduos orgânicos; o Centro de Apoio a Infância assistido por empresa local e outras Iniciativas de geração de renda.  Sabendo que todos constroem a Cultura de Paz e juntos em parcerias todos ganham.

“É sabido que o principal beneficiário desses projetos,  é a sociedade que tem acesso aos serviços que as organizações  oferecem e com esses serviços suas vidas são transformadas”.  Mediadora da oficina Rosane Fontoura – CPCE. E para José Roberto Facco, "A oficina de elaboração de projetos foi um sucesso. Este evento contribuiu na formação de Gestores de ONGs para formatação de seus projetos para captação de recursos e atender uma de suas maiores demandas, (que é a falta de recursos) em suas organizações."

Participaram da capacitação representantes de indústrias, núcleos, OSC, empresas, poder público e associações empresariais que será brevemente chamados para participar do Selo Acil e Selo SESI ODS.