03/03/2023

CPCE Curitiba alinha as principais ações do ano de 2023

Reuniões do Conselho

O diretor geral do CPCE, Sr. Rui Brandt fez a abertura do encontro que reuniu os conselheiros representantes de indústrias, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e conselheiros seniores/ juniores para as ações do ano, agradecendo o empenho e o engajamento de todos. Ainda na abertura, Dona Ezilda Furquim fez a entrega especial de uma orquídea à equipe do CPCE e falou brevemente da sua atuação na BPW Curitiba, a agenda do CPCE começou na reunão das associadas da BPW  que embasadas na metodologia da investigação Apreciativa (4 D - Discovery, Dream, Design e Destiny), traçaram algumas mudanças em seus projetos e processos em prol da melhoria continua e o equilibrio entre o social, ambiental e econômico.

A coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, conduziu a reunião apresentando em linhas gerais as propostas do ano e reforçou o convite para a participação na primeira agenda, no evento Aprendizados Essenciais Aqui e Agora(14/04), com o prof. Gabriel Perisse. https://forms.office.com/r/U8wXSSNq9C  que será mediado pela conselheira Wanda Camargo (UNIBRASIL) e agradeceu no início a Sanepar que sediará a primeira visita técnica. Para o Sr. Murilo ¨Estamos ansiosos para receber na nossa casa mais uma vez o Conselho Junior do CPCE. Trabalhar para um futuro sustentável e dinâmico com esses conselheiros é uma inspiração para nós¨.

Após esse primeiro momento, seguiu-se uma dinâmica de trabalho em grupos, contemplando sete vertentes de atuação do CPCE em 2023, sendo estes:  Encontro específico para os Institutos e Fundações;  Encontro especifico para o setor da Saúde: Prevenção e Cidadania, Reatiba, Programa de Mentoria 23/24, Conscientização da Vacinação e outras ações com os conselheiros juniores, composição de charts e Glossário ODS.

A mesa que trabalhou a temática Reatiba, contou com a articuladora do CPCE, Sandra Bortot, representantes de indústria, organizações da sociedade civil etc., e utilizou desse espaço para aprofundar o diálogo acerca da programação deste importante evento que este ano estará em sua décima sexta edição. O tema previamente definido como “Todas as vozes da Inclusão”, será uma porta para a qual as indústrias possam olhar e cada vez mais agregar e incluir em sua cadeia de valor Pessoas com Deficiência e para tal a equipe de projetos se propõe buscar cases inspiradores.

O Encontro  Saúde: Prevenção e Cidadania(9/11) a ser realizado em novembro, propõe reunir organizações que atuam mais diretamente com o tema saúde, como hospitais, clinicas, associações, institutos e indústrias em torno do mundo da saúde.

Quanto ao Programa de Mentoria do CPCE, que vem sendo um diferencial desde seu lançamento, foi tratado pelos conselheiros seniores. Para o mentor Amaro Santos a Mentoria é uma ação gratificante pelas oportunidades de atuar em novos desafios, apoiar quem necessita de orientação profissional e acadêmica, contribuir para a resolução de problemas reais e úteis para a sociedade e o meio ambiente, bem como aprender mais sobre assuntos relevantes da atualidade.  Também estiveram presentes os mentores da edição como: Ana Margarida Taborda, Cristina Gonçalves, Ezilda Furquim, Izabela B Serrano Lima, João Alberto Petik e Liliane do R. Rigoni.

Para o conselheiro júnior João Oliveira, em relação ao Programa de Mentoria "Foi uma experiência incrível, poder compartilhar com os novos mentores o impacto do processo de mentoria na vida dos jovens conselheiros. Compartilhei o quanto a mentoria com o Pedro Fernandes, cônsul honorário da Dinamarca, mudou minha trajetória profissional e minha visão sobre a sustentabilidade." Este relato foi importante para os mentores que estão iniciando essa jornada.

Na mesa em que estiveram representantes das Instituições de Ensino Superior, um grupo de conselheiros trabalhou o Glossário e outro, a concepção dos chats dos ODS. Para Renata Klos da UniSantaCruz, “foi valoroso o encontro com as outras IES, para a concepção do chart que relaciona as ações da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  O CPCE é um importante espaço de aprendizado e trocas de ideias das pessoas que trabalham no mesmo setor, e ainda em outros setores, o que possibilita ampliar o networking para ações futuras, como a nossa organização que pretende junto a Unilehu e possivelmente com a Facop realizar ações em prol da inclusão da pessoa com deficiência em todos os espaços.”

Dentre as ações previstas teremos a Campanha sobre a Vacinação que será tocado pelos juniores, sendo que a Associação São Roque estará no roteiro dos jovens.

Também foram apresentados os webinares previstos sobre Competências para o alcance dos ODS com Mari Anastácio e Cidadania na era da Informação com Ana G Simões. E outras agendas que ainda estão para ser confirmadas e possíveis parcerias para que alcancemos os resultados almejados.

Ao final da reunião foi apresentado no momento Conexão CPCE, a ação realizada entre o Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba-COCEC e a FACOP, em relação a Ciranda dos ODS. E assim sendo, o maior proposito do CPCE é que os encontros, capacitações e palestras sejam um mecanismo de start para que as organizações conselheiras possam realizar cada vez mais, boas práticas, ações e projetos em parcerias e em prol do desenvolvimento sustentável.