02/03/2023

CPCE realiza visita técnica a Aterro Sanitário de Cascavel

Educando na Sustentabilidade

Iniciando as atividades de 2023, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Cascavel realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto a seus conselheiros a visita técnica ao Ecoponto Melissa, Aterro Sanitário de Cascavel e Ecoponto Manaus.

Esta ação vem de encontro a necessidade da ampliação da educação ambiental no município que hoje mesmo com a coleta seletiva destina somente 4% de todo lixo que poderia ser reciclado, o que impacta no volume de material que chega aos 6 ecopontos para serem trabalhados pelas cooperativas, além de impactar no meio ambiente e saúde da população.

A visita técnica que teve três paradas oportunizou aos conselheiros conhecer o Ecoponto Melissa, e ver in locu a dinâmica de trabalho da cooperativa de reciclagem Caremel, formada somente por mulheres e conhecer no mesmo espaço a iniciativa do Bazar do Ecoponto, uma parceria com o Instituto Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens – ILOG que fez a doação de um container no qual são comercializados a R$3,00 peças de roupas, acessórios, calçados, itens de cama, mesa e banho e outros produtos diariamente descartados no saco da reciclagem. Urge dizer que a criação do bazar, além de potencializar a renda das trabalhadoras também fomenta a economia sustentável.

A segunda parada foi no aterro municipal de Cascavel, um espaço de 8 hectares que abriga também as lagoas de tratamento de chorume – líquido percolado proveniente da decomposição de 330 toneladas de lixo/dia. O aterro possui um sistema de drenagem do biogás produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos que é direcionado para o abastecimento de 77 unidades municipais entre escolas e praças, gerando uma economia anual de aproximadamente R$ 1.mi aos cofres públicos.

A terceira parada foi no Ecoponto Manaus, um espaço que está sendo preparado para ser o Centro de Educação Ambiental e que receberá visitação de escolas municipais e outras organizações, como também abrigará uma escola de marcenaria para “transformação” de mobiliário em desuso em novas peças a serem destinadas a organizações públicas e organizações do terceiro setor.