Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




11/11/2022

Vieses Inconscientes

                        

Anualmente a regional Campos Gerais, promove o Encontro Mulheres em Ação, com intuito de engajar mulheres ao protagonismo, compartilhar boas práticas corporativas na inclusão da mulher na indústria e dialogar sobre o tema que refletem na construção de uma sociedade igualitária e justa para todas elas. Nesta 6ª edição, retomando o encontro presencial, sediada na Casa da Indústria de Ponta Grossa, o encontro teve a participação da coordenadora executiva Rosane Fontoura e o tema “Vieses Inconscientes e Gênero” foi apresentado pela consultora do SESI PR, Renata Fagundes, informa que em menos de 1(um) segundo, avaliamos e respondemos sem perceber por meio das nossas preferências “escondidas” no inconsciente, que influenciam nossas atitudes, percepções e julgamentos, e colocam determinados aspectos em vantagem ou desvantagem. Refletidos em julgamentos quanto as nossas competências pessoais e dos demais, gerando um ciclo de limitações. Como bem citou em seu depoimento a diretora regional do CPCE Campos Gerais, Indianara Milléo.

 

São estes vieses que estruturam muitas vezes sem percebermos, comentários, decisões, limitações que oferecem um cenário onde a mulher no Brasil, mesmo sendo 51,8% da população, ocupam 37,4% das vagas gerenciais e recebem 77,7% (ou menos) da massa salarial obtida pelos homens (PNAD).

 

E para reafirmar caminhos, o encontro contou com as experiências de líderes femininas a frente da Educação, com o depoimento da Gerente SESI/SENAI/IEL Campos Gerais, Silvana Rizotto que contou sua trajetória profissional, desmistificando o acesso a graduação na sua família e hoje apoiando na formação profissional de mulheres com ações locais gratuitas que oportunizam capacitações e buscam incluir as participantes nas oportunidades de vagas das disponíveis nas indústrias.

 

Ainda, os cases de sucesso pessoal e corporativo da gerente de compras e coordenadora do Programa de Diversidade da DAF Caminhões, Lorena Oliveira, confidenciando o quanto a organização reconheceu o seu potencial. A DAF Caminhões busca sensibilizar e realizar um trabalho conjunto com seus líderes na busca do protagonismo feminino e equiparando o acesso em todas as posições.

 

Da mesma forma, recebemos o case da Cervejaria Heineken Ponta Grossa, com a participação da coordenadora de RH, Kelly Gabelhere, que também trouxe a afirmação do tema discutido e da quebra de paradigmas, contando com um trabalho de sensibilização e programas que buscam fortalecer o acesso das mulheres na produção, campanhas nas redes sociais e internas para apoiar o engajamento delas, com objetivo de ir além da meta dos ODS da ONU, de 30% das mulheres na liderança até 2030, buscando a paridade de gênero nos cargos de liderança até 2026.

 

Ao final do encontro, recebemos a diretora da Casa da Mulher de Ponta Grossa, Dra. Camila Sanchez apresentando o trabalho desenvolvimento pela organização que busca promover o atendimento especializado e humanizado no combate à violência doméstica e intrafamiliar, juntamente com outros equipamentos da Rede de Enfrentamento.

 

Foi uma manhã de muitas trocas, com a participação de diversas indústrias da região, enlaçada pelo texto “Quantas mulheres cabem numa mulher” que trata da evolução da mulher na sociedade, escrito pela conselheira representante do Grupo Hubner e escritora, Renata Regis Florisbelo da recente obra lançada o “Georreferenciamento Cultural”, “meu coração vibrou feliz por ressoar com nobres mulheres e seus corações imbuídos em excelsa ação”. O encerramento foi da Sra Iclea da Cunha do Clube Ponta Lagoa, presente no encontro que foi prestigiado por outros conselheiros e organizações como: Águia Florestal e Sistemas, BO Paper, BO Packaging, Clube Ponta Lagoa, CREA Ponta Grossa, DAF Caminhões, Escritório de Advogadas Schoemberger, Faculdade Sagrada Família, Heineken, Hubner Fundição, Metalúrgica Gobbofer, Instituto Pegaí Leitura Grátis, Mineração São Judas, OAB Ponta Grossa, RPCTV, Secretaria de Assistência Social de Ponta Grossa, SINDICER, UEPG, UTFPR e comunidade em geral.