Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/10/2022

ODS na Extensão Universitária

Em tempos de Agenda 2030, e ESG, as organizações atentas as tendências e a competitividade, estão em busca de profissionais engajados e conscientes na adoção de práticas sustentáveis, para além do conhecimento são demandadas habilidades e atitudes em prol da melhor qualidade de vida de todos.

Para formar esse contexto, o caminho não poderia ser outro, a não ser a Educação. É por meio dela, que a qualificação, a desmistificação de conceitos e construção de conhecimento acontece. Assim, fortalecer a formação profissional focada na implementação da cultura da sustentabilidade, está cada dia mais imersiva as Instituições de Ensino Superior-IES.

Neste sentido, o CPCE Campos Gerais com objetivo de estimular o diálogo e promover as boas práticas e projetos das IES, numa perspectiva de reflexão sobre a educação e a formação profissional que congrega um dos pilares para o desenvolvimento sustentável, percebendo que a transformação tecnológica nos exige agilidade e aprendizado contínuo, além de entender a importância de uma sociedade com cidadãos comprometidos com causas sociais e conscientes de suas atitudes.

O webinar ODS na Extensão, dialogou sobre os movimentos mundiais em prol da Educação para Sustentabilidade, recebendo a Sra. Ivete Rodrigues do Board do PRME, apresentando os Princípios da Educação Empresarial Responsável que consiste na integração de valores universais no currículo e pesquisa, contribuindo para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Pensando nisso, considerando as intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas às IES que estejam vinculadas à formação do estudante, para a troca de conhecimento, nas modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.

A nova curricularização da extensão, trouxe um novo modo de trabalho e nessa perspectiva, as IES da região preconizaram em seus planejamentos a Agenda 2030 como guia para a entrega de ações alinhadas aos desafios para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o alcance das metas dos ODS que impactam toda a sociedade.

Durante o painel, foram apresentadas iniciativas das IES conselheiras nos Campos Gerais, Faculdade Sagrada Família, UEPG e UTFPR, destacando ações que atendem os públicos de vulnerabilidade social e também elaborando materiais de acesso fácil para consulta da comunidade, como o MAPs da UEPG, que consiste no mapa das ações extensionista e vincula aos ODS atingidos. Confira: https://proex-deu.apps.uepg.br/report/public/

Durante o encontro, acadêmicos e professores de diversas instituições conselheiras, participaram em sala de aula com seus alunos, como relata a Profº Eliane Rauski da UEPG, “Estamos aqui com os alunos de administração em cuja disciplina discutimos os objetivos 5, 8 e 10, a partir de análises das práticas de Recursos Humanos no mundo, entendendo a conjuntura e debatendo o que pode ser feito em termos de estratégias corporativas no Brasil.”

Para Profª Taciane Cordazzo, “Nossos alunos de Sociologia, que estão aqui terão material valioso para discussões, afinal nosso foco é a crítica aos conteúdos sociais, econômicos e sustentáveis para que estas práticas não sejam incipientes e tampouco deixadas pelo caminho. Devemos incorporar à vida. Antes de tudo é nossa responsabilidade formar cidadãos.”

Ainda o encontro, mapeou mais de 1200 projetos de extensão voltadas aos ODS, informados pela UFPR, FAE, UNIBRASIL, UNISANTACRUZ, UEM, SMG, UEPG, UNIVEL, UNOPAR, das demais regionais. Confira aqui!