Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




14/10/2022

Terceiro Setor e o protagonismo nos ODS

Para o alcance do desenvolvimento sustentável é importante o engajamento de todos os setores da sociedade: poder público, empresas e terceiro setor,   foi o início da fala da coordenadora do CPCE Rosane Fontoura, que recebeu o grupo juntamente com Sandra Bortot. 
Nessa semana o CPCE recebeu 30 organizações que fazem parte da Rede do Terceiro Setor , são organizações nas mais diversas áreas de atuação, mas todas com o propósito de transformar a sociedade em que vivem, atendendo a seus públicos de interesse. Estavam presentes representantes de hospitais filantrópicos, de associações que tratam da inclusão das pessoas vulneráveis (pcd, crianças e idosos), consultores do terceiro setor, institutos, organizações que fomentam também o esporte e a cultura que  faz parte dos eixos do desenvolvimento sustentável baseado no tripé de John Ekligton (Econômico, Social e Ambiental ) + o eixo Cultural .
Nesse momento foi apresentado algumas metas e indicadores dos ODS, mas didaticamente as organizações se debruçaram nos seus próprios cases e participaram em grupo de atividade para alinhar as ações de suas organizações com a questão da redução da extrema pobreza, fome, melhoria da saúde e educação. Teoricamente foram vistos a necessidade da valorização das mulheres e o desafio de reduzir a desigualdade, que infelizmente, após a pandemia se tornou mais presente e urgente, associados aos problemas das organizações da sociedade civil em continuar ofertando seus serviços para os diversos públicos atendidos, devido ao impacto das reduções das fontes. 
Foi reforçado a importância dos objetivos voltados ao meio ambiente (ODS6,ODS7,ODS12,ODS13,ODS14 e ODS 15) que colaboram com a qualidade de vida das pessoas, para que as mesmas sejam incluidas na sociedade e entrem no mercado de trabalho (ODS8) . Finalmente o desejo que as pessoas sejam protagonistas de suas próprias histórias, que consigam atender as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, auto-estima e de auto realização. E finalmente e principalmente a construção de sociedades pacíficas para as presentes e futuras gerações.
Sobre as parcerias, o Sr. Gustavo Brandão lembrou, que o CPCE foi o berço da Rede do Terceiro Setor e a importância dessa caminhada da Rede.  Foi lembrada de algumas ações realizadas nesse ano como o Fórum da Rede, audiência pública realizada na Câmara Municipal de Curitiba entre outras ações e a Sra Tania Cardozo, também reforçou mais uma vez a importância do voluntariado em prol dos ODS. Contamos com os conselheiros seniores as Sras. Adenir Fonseca e Paula Baena e outros(as) conselheiros(as).
Além das organizações, as pessoas e o voluntariado são a chave para o desenvolvimento sustentável.