10/10/2022

Admirável Mundo Novo - Mentoria CPCE 22/23

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial apresenta em 2022 mais uma edição do Programa de Mentoria, que tem o objetivo de aproximar gerações para a construção de saberes na promoção do desenvolvimento sustentável pautado nas áreas: Responsabilidade Social, Empreendedorismo Social, Inovação e Sustentabilidade, Pacto Global, ODS e ESG e Voluntariado.
E para o lançamento desta 3º edição, o encontro intitulado “Admirável Mundo Novo com Sustentabilidade” reuniu mentores, mentorados, o Diretor Geral e a Coordenadora Executiva do CPCE e aconteceu de forma presencial no Centro Cultural SESI – Heitor Stockler de França no último dia 07 de outubro.
Com a fala de abertura, o Sr. Rui Brandt parabenizou os conselheiros seniores e os conselheiros juniores pela disponibilidade e desejo de crescimento e aprendizagem e compartilhou que teve a experiência de fazer uma mentoria profissional, o que foi desafiador e enriquecedor. Agradeceu a participação de todos que fazem parte do Programa de Mentoria 2022/2023, sendo está uma experiência transgeracional, interacional e que trará bons resultados tanto no âmbito intelectual quanto no humano.
A coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura em sua fala de boas-vindas apresentou a súmula do Programa e oportunizou que todos os conselheiros seniores se apresentassem de forma que pudessem conhecer brevemente suas experiências profissionais e aspirações enquanto participantes dessa poderosa ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal.
O Conselheiro José Pio Martins que será o mentor do conselheiro Pedro Notti, abriu o diálogo dos mentores com a seguinte citação “Conhecimento é uma mercadoria curiosa, porque mesmo depois de vende-la ou doá-la, você continua com ela” e disse ainda que o ser humano tem duas importantes características: a absoluta diferença individual e a imperfeição, e independentemente da idade, todos tem imperfeições e diferenças e é isso que torna o processo de mentoria tão interessante, o fato de compartilhar erros, acertos e saberes.
Rafael Gava que será mentor em “Voluntariado” comentou sobre seu currículo e da sua paixão pelo meio ambiente, relatando inclusive ter se tornado montanhista e voluntario na brigada de incêndios. Seu mentorado será o conselheiro Henrique G. Monfredinho .
A conselheira Adenir Fonseca que estará à frente da mentoria na área de Responsabilidade Social com Matheus Chaves, comentou que sua paixão pela causa começou ainda com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, agenda que precedeu os ODS. Disse ainda que se sente muito feliz em participar do programa e que acha fundamental compartilhar conhecimento e poder aprender com as novas gerações.
Na sequência, a conselheira sênior Paula Baena em sua apresentação comentou que sua trajetória sempre foi no terceiro setor, com início em 1998 quando ainda acadêmica de jornalismo, criou o CIRANDA – Central de Notícias dos Direitos da Criança e do Adolescente. Expôs sua experiência no Hospital Pequeno Príncipe e na área social do Grupo Marista, enquanto defensora de direitos a partir da incidência de políticas públicas. Paula, será mentora da Maria Cecilia de Souza da FAE.
A também mentora na área de Empreendedorismo Social, conselheira Sônia Ana Lezsczynski comentou sobre a satisfação em fazer parte do hall de conselheiros seniores do CPCE e poder continuar a contribuir para a formação de pessoas e para o desenvolvimento sustentável, e pontuou que acredita no crescimento e aprendizagem a partir dessa interação entre as gerações. Sua mentorada será Thalia Portela.
A professora Alessandra Berton será mentora de Fernanda Barvick.
O conselheiro Cleuton Carrijo, mentor de Victória Victória Lima de Alencar de Castro do Hospital Pequeno Princípe,  que apadrinha o programa de mentoria desde sua criação, deixou uma mensagem para todos referentes a importância do CQC - custe o que custar, chamando todos para a responsabilidade do desafio que deverá ser entregue em março de 2023.
Na sequência, os conselheiros juniores senpais (mais experientes) tiveram a oportunidade de se apresentar e discorrer acerca das tendências do ano vigente.
Abrindo essa segunda rodada, o conselheiro júnior Matheus Falasco abordou sobre a importância da tendência das Cadeias Adaptativas na Sustentabilidade devido à falta de insumos decorrentes de disrupções em um mundo globalizado e interdependente citando os efeitos da guerra na Ucrânia da Pandemia da COVID-19 da recessão global e fazendo o parênteses com o constante crescimento da Agenda ESG. A conselheira Priscila Frez trouxe uma abordagem a respeito das Powers Skills e sua correlação com a sustentabilidade e a Amanda Eskelsen tratou da Sustentabilidade e a Marca Empregadora. João Oliveira e Patrick Nogueira contribuíram a distância com os temas Plataforma sem códigos e Corrida Net Zero.
O conselheiro Renan Brandão, teve o papel de mediador e de forma artística fez uma síntese da participação dos jovens mentorados.
Com a fala de finalização acerca do tema Bússola da Sustentabilidade e da Inovação, o convidado especial, Augusto Machado da Fiep.

Confira os cliques do encontro, aqui!