Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




06/10/2022

Metodologias ágeis

O encontro  “Metodologias Ágeis em Prol da Sustentabilidade”, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e realizado pelo conselheiro do CPCE Rulian Maftum, buscou fomentar o insight da aplicabilidade das metodologias ágeis centradas nas pessoas e que traz respostas para problemas sociais como a questão da pobreza e da fome, a qualidade da educação e da saúde, a equidade de gênero e a redução das desigualdades, ou seja, como aplicar as metodologias ágeis em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Rulian discorreu sobre a metodologia do “Human Centered Design”, criada pela organização europeia IDEO a qual tem o foco em resolver desafios complexos socioambientais em diversas partes do mundo, melhorando a forma com as quais as organizações se conectam com o seu público de relacionamento transformando dados em ideias implementáveis, facilitando a identificação de novas oportunidades e assim aumentando a velocidade e eficácia na criação de novas respostas. Soluções essas que devem estar contidas na zona de intersecção do Desejo, Praticabilidade e Viabilidade. Essa metodologia engloba a operacionalização de três níveis, sendo eles o Ouvir, o Criar e o Implementar com etapas prioritárias a serem executadas em cada uma das fases com o foco nas pessoas. 
A grande contribuição de metodologias como essa é o investimento de tempo em entender determinada realidade para assim propor soluções específicas, efetivas e viáveis ao que ela apresenta.  Ou seja, assim como a Agenda 2030 objetivam o fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos diversos setores tornando os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos, contribuindo para o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. 
Participaram conselheiros de vários setores das regionais Curitiba, Londrina e Maringá, com a participação especial das Instituições de Ensino Superior - IES, com a presença de acadêmicos da FAG de Cascavel.   Para a conselheira Liane Lima “Confesso que ao me inscrever não sabia bem certo o que ia encontrar e é essa curiosidade que me motiva ao aprendizado! quando a gente pergunta o que o outro sente por tal fato, a atenção na resposta nos inclui né. Que aprendizado!¨.