Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




19/09/2022

15º Reatiba trouxe especialistas no tema da Inclusão

REATIBA

No último dia 15 aconteceu a 15ª edição do Reatiba, evento de inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). O objetivo é apoiar na evolução dos diálogos sobre a inclusão a fim de colaborar com empresas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e comunidade em geral, por meio de palestras e cases, com   especialistas apresentando sugestões de promoção da inclusão, sanando dúvidas para tornar o ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

“Não falar da diversidade é permitir que os rótulos se perpetuem”, afirmou o diretor geral do CPCE, Rui Brandt, na abertura do evento, referindo-se a uma frase dita na edição do ano passado do evento, além de reafirmar o compromisso do conselho com as questões sociais da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Com o tema Engajamento, Profissionalismo e Atitude, a palestrante Adriana Barufaldi, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) falou sobre o engajamento do setor industrial na agenda da inclusão da pessoa com deficiência. “As ações de diversidade e inclusão precisam fazer parte da estratégia das organizações de dos indicadores de desempenho”, afirmou.

Já o presidente da Associação Nacional de Emprego Apoiado (ANEA), Yvy Karla Abbade, com o tema Emprego Apoiado e a Inclusão Competitiva no Mundo do Trabalho, frisou que é importante “ter foco nas habilidades, mapear o perfil vocacional, identificando os interesses das pessoas com deficiência e adequar a vaga de acordo com o perfil e, quando necessário, viabilizar as adaptações, elaborar um plano individual de treinamento de desenvolvimento e inclusão social.”

Henri Zylberstajn, do Instituto Serendipidade, deu sugestões para implementar um plano que utilize a inclusão como estratégia de inovação. “A inclusão é pré-requisito para a inovação, com o pensar e agir diferente, enxergar por outras perspectivas e considerar novas possibilidades”, afirmou. Hoje as empresas devem se preocupar com critérios socioambientais positivos que o ESG preconiza, fazendo com que suas empresas tenham impactos positivos sendo melhores para o mundo como preconizam os ODS.”

Como realmente acontece essa inclusão nas indústrias,  foi o case apresentado pela Sra. Elineide Castro da Mercedes Benz do Brasil .  E o diálogo foi mediado pela Sra Sandra Bortot e Rafael Bonfim que também contribuem com o caminho que deve ser feito para a inclusão.

Os participantes do Reatiba dessa edição interagiram pelo chat do Canal youtube, como o diretor do CPCE Oeste o Sr. Gilberto Bordin que expressou que realmente é necessário derrubar as barreiras que hoje impedem as pessoas com deficiências tenham seus direitos garantidos.  

A Conselheira do CPCE, Eliziane Haluch dos Santos da empresa Enaex dos Brasil comentou que o “compartilhamento desse “saber fazer” contribui para que outras empresas também possam identificar novas oportunidades e mudanças necessárias em direção à um ambiente de trabalho mais seguro, inclusivo e diverso”.

Veja e reveja o evento disponível no Canal da Indústria.