02/09/2022

Visita Técnica à Itaipu

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial conectou suas regionais: Curitiba, Campos Gerais, Noroeste, Norte e Oeste, liderados pelo Diretor Geral Rui Brandt, diretores das regionais com representantes de mais de 10 setores industriais: cal, cimento, construção civil,  bebidas, fármaco, siderurgia, equipamentos agropecuários, saneamento, energia, papel celulose, com as indústrias como Arauco, Beckhauser, Caltec, Copel, Companhia Siderúrgica Nacional,  Engeblock,  Ibema, Heineken, Hubner, Prati Donadutti, Sanepar, Votorantim, ZM Bombas,  empresas, sindicatos, cooperativas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e conselheiros sêniores - juniores e representantes do Conselho temático de Sustentabilidade e Meio Ambiente e de Energia, por meio da visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) e Itaipu Binacional.

A visita teve cunho especial desde a entrada no Parque Tecnológico Itaipu-Brasil pois os 52 conselheiros foram recepcionados pelo sr. Flaviano da Costa Masnik, Diretor Administrativo-Financeiro (PTI-BR). O diretor administrativo-financeiro evidenciou o ecossistema do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) formado pela Tríplice Hélice, composto por empresas, escolas e universidades, todos atuando com foco em fomentar inovação, tecnologia e empreendedorismo, sempre objetivando a busca por soluções inovadoras para transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade. Foco na “Educação” e “Parcerias” - são sinônimo de desenvolvimento salientou o Diretor Administrativo-Financeiro.

O Parque Tecnológico Itaipu atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) buscando soluções tecnológicas, oferecendo assessoramento à implementação de projetos na temática de Cidades Inteligentes, além da geração e atração de novos negócios e desenvolvimento de startups vinculadas às temáticas: mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, saúde, segurança, educação, economia, energia, governança, empreendedorismo e novos negócios, entre outros.  Masnik apresentou o “Programa Vila A Inteligente “sandbox”, o primeiro e maior bairro público inteligente do Brasil.

Os conselheiros do CPCE tiveram a oportunidade também em ouvir o sr. Cel. Theófanes de Lira Pessôa Junior – chefe de gabinete da diretoria de coordenação da Itaipu Binacional. Em sua apresentação, foi exemplificado os projetos com compromissos de responsabilidade social tais como: ações no entorno em Educação e Saúde com diversas comunidades, em especial suporte as comunidades indígenas e de pescadores, e na área urbana os projetos como a Trilha Jovem Empreendimento, Cidadania Vila C entre outros, lhe garantindo diversos prêmios nacionais e internacionais. A Itaipu alinha todos seus projetos aos objetivos de desenvolvimento sustentável com a visão social econômica e ambiental.

Nessa primeira etapa da visita também se teve a fala do diretor geral e da coordenação do CPCE que trouxe o networking dos integrantes do CPCE que ao longo dos anos contribuíram com uma vasta agenda de encontros como o Reatiba, Diálogos sobre ISP, Visitas Técnicas, Diálogos ODS e ESG, Campanhas que fomentam a cidadania e o voluntariado.

O diretor do CPCE Sr. Rui Brandt expressou a satisfação de estar com todas as regionais num momento inspirador. A ocasião foi propícia para o networking, apresentando a atuação dos integrantes das regionais na articulação das competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa das empresas e dos diferentes setores da sociedade para estimular o desenvolvimento sustentável do Paraná. “O importante para a construção da cidadania é saber o que foi feito em qualquer tempo, em benefício da sociedade e os compromissos assumidos para um futuro melhor, sustentável. Itaipu é um ex. disso” (Rui Gerson Brandt - SINPACEL).

Além da programação no PTI, o grupo com os seus respectivos diretores: Gilberto Bordin(CSC), Indianara Milleo(PG) e Paulo Pereira Lima(MGA), visitaram a Usina, onde os conselheiros fizeram o tour onde foi contextualizado o histórico, ao mesmo tempo a contemplação de sua modernidade tecnológica. A barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. O cenário instigante pela área interna e externa, propiciou a contemplação da arquitetura côncava das catedrais de concreto, ter a oportunidade de observar uma das unidades geradoras em pleno funcionamento e modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos evidenciando a interligação entre os dois países responsáveis pela produção de energia, fundamental para o desenvolvimento de uma nação.  E podemos afirmar o quanto orgulhosos os paranaenses e brasileiros sentem-se das nossas indústrias.

As melhores práticas da Itaipu são inspiradoras no nosso caminhar em prol da Cidadania Empresarial. Vida longa ao CPCE e agradecimentos a todos os presentes e aos demais integrantes desse Conselho.

Confira as fotos da visita AQUI