17/08/2022

Parceria em prol do incentivo a leitura

Parcerias em prol da Leitura

Os conselheiros da Regional Campos Gerais receberam, durante a reunião do CPCE a apresentação das boas práticas de Responsabilidade Social do Instituto Pegaí Leitura Grátis. O Instituto faz parte do conselho de 2014 e durante estes anos vem promovendo na comunidade pontagrossense inúmeros projetos de incentivo a leitura, com a missão de “Aproximar livros sem leitores, de leitores sem livros”, o Pegaí atua fortemente com viés do Voluntariado, disponibilizando o acesso a leitura a toda comunidade. Hoje conta 138 voluntários que movimentam todo a execução Instituto, resultando em mais de 482 mil livros disponíveis em 68 estantes em 16 municípios do Estado do Paraná.

Além de oportunizar acesso a leitura e a democratização dos livros, o Instituto ao longo dos anos percebeu a necessidade de atuar em outras frentes de apoio ao objetivo principal da instituição. Lançando, em 2016, um projeto de restauração de livros com o “Hospital de Livros” e na pandemia a continuidade ao trabalho com a criação do Projeto Alimentando Mentes em 2020, que disponibiliza livros novos, mensalmente, junto com alimentos servidos e/ou entregues por escolas, instituições e iniciativa privada para famílias em vulnerabilidade social.

Parcerias

Todo este esforço é resultado de ação conjunta de voluntários, pessoas da comunidade e empresas que doam os seus serviços e produtos, aquilo que sabem fazer de melhor para apoiar o Incentivo a Leitura, como a indústria BO Paper e Papirus que disponibilizam matéria-prima (papel) e a Industria Iprint que realiza a impressão dos livros, ou ainda a Expresso Princesa dos Campos que transporta doações de livros de todos os municípios que possui filiais, assim qualquer livro guardado em sua casa pode chegar a mão de um leitor, por meio de todo esses parceiros.
O Instituto tem a chancela do SELO SESI ODS, além de já ser finalista do Prêmio Jabuti(2019) e diversos outros reconhecimentos, buscando sempre consolidar em seu trabalho a influência da Agenda 2030 e ESG como guia para desenvolvimento sustentável.

Quer saber como se tornar um voluntário ou doar um livro “de ler” para o Instituto? Acesse https://www.pegai.info/ e participe!

Para Albino Jr., coordenador do Programa Alimentando Mentes, do Instituto, comenta sobre a oportunidade da agenda de hoje, “Em 2022 o Pegaí completou 9 anos e irá ultrapassar a marca de meio milhão de livros disponibilizados, o espaço que possuímos no CPCE é extremamente importante e faz parte de nossa estratégia de governança como Instituto, nos permitindo prestar contas, divulgar nosso trabalho, fomentar novas parcerias e nos ajudando a continuar semeando livros.”

Sequencialmente a reunião, seguiu com as pautas internas do grupo, encerrando o encontro com o convite a todos para participação no Prêmio SESI ODS 2022, com inscrições até dia 25 de agosto no  site https://www.sesipr.org.br/premioods/.