Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/07/2022

Jovens e os ODS

CPCEJR

No último dia 28 de julho os jovens do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apresentaram suas pesquisas no SDG´s Partners. De especial tivemos a participação de Kaisla Parviainen,  intercâmbista da Finlândia que atua na Gerência de Relações Internacionais apresentou como funciona a Educação no seus país.

O encontro foi mediado por Nicole Canali que coordenou as falas sobre: educação, saúde, igualdade de gênero, empregos, cidades sustentáveis e consumo/produção responsável. Os conselheiros juniores presentes nessa edição foram: Aline Imamura Marcolino (Unimed), Fernanda Fiori Barvick (Unibrasil), Henrique G. Monfredinho(UNINTER), Maria C. Francio de Souza (FAE), Matheus Chaves (Unilehu) e Victória Lima de Alencar de Castro(HPP). Além dos novatos compareceram no encontro os conselheiros  senpais que estão há mais tempo no Programa de Conselheiros Juniores. 

Para registrar a evolução dos encontros, a coordenação apresentou um relato das iniciativas realizadas pelos conselheiros,  são estimulados a fazer postagens sobre os ODS nas redes sociais, elaboração e utilização do Guia dos ODS, participar do Diálogo Senpai e Kouhais que resulta nos encontros SDG´s Partners,  entrar no Programa de Mentoria e finalmente passar a proferir palestras para diversos públicos de interesse. 

Para a conselheira Thalia Portela, o encontro foi fascinante para conhecer uma cultura diferente, por meio dos relatos da Kaisla, também pudemos entender um pouco mais sobre o contraste entre as realidades educacionais do Brasil e Finlândia.

Para Matheus Chaves da Unilehu, o aprendizado foi significativo no sentido de termos mais consciência e responsabilidade na prática dos ODS.

"A integração entre os conselheiros juniores foi especialmente importante, além das trocas de conhecimento e muita aprendizagem, poder ter esses momentos de diálogo, compartilhamento de ideias e ver o brilho nos olhos de outros jovens, que buscam por um mesmo objetivo: um mundo mais sustentável, é muito motivador. Tem sido uma experiência incrível fazer parte do CPCE Jr. é o que pensa a conselheira",  Victória L. de Alencar de Castro  que aceitou o Programa de Mentoria para desafiá-la a adquirir mais conhecimentos sobre a Agenda 2030.  "Ter o papel de Senpai é contribuir na caminhada de mais um jovem potencial, compartilhando sua experiência e dando apoio nos primeiros, de muitos passos dentro do CPCEjr. O mais gratificante é saber que as trocas são mutuas, o Kouhais se desenvolve e ensina o Senpai também, sendo até espelho em muitos aspectos. " Priscila F Veloso

Contamos com a presença de Rodrigo Bonfim, da organização conselheira HPP, a conselheira sênior Sônia Ana Leszczynski e o Sr. Murilo Wenzel  da Sanepar, que afirmou quando tratamos dos nossos esforços para as questões ambientais buscamos nos orientar também nos indicadores ODS, tendo uma projeção de futuro. Quando trabalhamos no desenvolvimento das pessoas, obrigatoriamente devemos atuar para o protagonismo dos jovens. Precisamos incentivar que  tenham um desenvolvimento de uma visão crítica de excelência para  um mundo efetivamente sustentável.