20/05/2022

Visita Técnica Integrada Cooperativa

As visitas técnicas são uma demanda do comitê gestor e consistem em levar os conselheiros as organizações que pertencem ao CPCE visando conhecer in loco os projetos e atividades da indústria em prol da sustentabilidade. Dessa forma, contemplam as ações do eixo Sustentabilidade na Cadeia de Valor, o qual, visa o intercâmbio de boas práticas e metodologias para criar sinergia entre as empresas com os seus fornecedores, colaboradores, consumidores e demais partes interessadas.
Foi realizada a visita técnica a Cooperativa Integrada Agroindustrial, unidade de processamento de milho, conselheira do CPCE Norte, o qual estavam presentes conselheiros, representantes de sindicato e da Fiep de Londrina e foram recepcionados por Vanderson Campos de Bulhões - Gerente Industrial, Karem Caroline Bonacin - Supervisor de Qualidade. Pedro Crusiol - Coordenador  Cooperativismo, e a Ligia Saviolli -  Analista Socioambiental que representa a cooperativa no CPCE.
Inicialmente Sr. Pedro trouxe um panorama geral do cooperativismo no país e no mundo, discorreu sobre os sete princípios deste segmento sendo eles; Adesão voluntária e livre, Gestão Democrática; Participação econômica dos membros; Autonomia e independência, Educação, formação e informação, Intercooperação e Interesse pela comunidade. E destaca-se nessa fala a relevância do 5º princípio, Educação, para a Integrada que hoje em parcerias diversas ofertas mensalmente treinamentos a seus colaboradores e cooperados.
No recorte feito por ele sobre o cooperativismo no País e no Paraná, a Integrada Cooperativa é responsável por 1% da safra do Brasil, 6% da safra do Paraná e 2% de São Paulo. A cooperativa possui 12.000 cooperados e 2.000 colaboradores. Hoje conta 65 unidades de recebimento, 40 pontos de vendas de insumo, 03 unidades beneficiamento de sementes além de outras atividades com faturamento em 2021 de R$5.8 bilhões. De acordo ele a Integrada fornece aos agricultores os insumos necessários, a estrutura técnica e de recebimento e orientam o produtor para comercialização.
Ele ponderou que estudos apontam que onde tem uma cooperativa o IDH do município é mais elevado, pois além do segmento gerar emprego e renda emprega, gera desenvolvimento, capacita pessoas, gera impostos, atende uma necessidade e o resultado fica na comunidade. “Equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o olhar para as pessoas”. Pedro Crusiol.
Sobre o 7º princípio, Interesse pela comunidade, Ligia Saviolli, apresentou os programas e projetos de Responsabilidade Social alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo eles:
• Programa Plante um Sorriso - ação ligada diretamente com crianças (escolas e instituições do 3º setor). (ODS 3)
• Projeto ganhador do Prêmio SESI ODS 2021: Núcleo Feminino: realizamos ações em prol do cooperado/cooperativismo, agricultura, sucessão familiar, e ações em prol da mulher e da comunidade. (ODS 5)
• Jovens - O Programa conta com dois eixos fundamentais: GOVERNANÇA e INOVAÇÃO, também atua nos aspectos de cooperativismo e sucessão familiar. (ODS 9)
• Projeto Atitudes - Ações voltadas aos colaboradores que trabalha mudanças de atitudes ambientais adequadas/sustentáveis. (ODS 12)
• Cooperar em todo tempo - Ações em prol de hospitais, asilos e instituições do 3º setor, arrecadação de itens junto aos cooperados. (ODS 17)
A visita, conduzida por Vanderson e Karen, foi realizada a unidade industrial de alta tecnologia, uma das mais modernas plantas industriais do Brasil para processamento de milho, que atende diversos setores da indústria de alimentos e bebidas, como cereal matinal, cervejaria, panificação, gorduras vegetais e outros.
" Foi maravilhoso estar em mais uma vista técnica com o CPCE e, como sempre, ver de perto outros processos e como as empresas lidam com a questão da sustentabilidade em todos os seus eixos. Isso nos traz novas perspectivas e ideias que nos ajudam a melhorar nossos próprios processos de trabalho, além da possibilidade de conhecer pessoas com histórias inspiradoras. Muita gratidão por esse momento." Aliny P. M. Marendaz, Analista de Sustentabilidade Jr – Unimed Londrina.