Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/04/2022

UTFPR e a Sustentabilidade

Educando na Sustentabilidade

A reunião do CPCE Campos Gerais, foi nas dependências da UTFPR, seguindo a vertente do conselho no incentivo da troca de boas práticas de Responsabilidade Socioambiental  que estejam consonantes com a implementação da Agenda 2030 e apoiem nas mudanças das organizações e sociedade como um todo.

 

Uma manhã produtiva e de retomada presencial, recepcionados pelo Diretor do Campus Ponta Grossa, Sr. Abel Dionizio e a conselheira Iclea Cunha, que acolheram a todos e abriram o painel de apresentações das práticas de Responsabilidade Socioambiental da UTFPR, apresentadas pelo Sr Daniel Tesser, que apresentou o programa UTFPR Sustentável.

 

Compreendendo diversas ações integradas na disseminação de práticas relacionadas a atuação sustentável, como a implantação da Usina Fotovoltaica(ODS7) nos próximos meses, elaboração de manuais para Eventos Sustentáveis, a padronização dos processos de destinação de resíduos laboratoriais (ODS12), ações de reuso, reciclagem e a elaboração da Política de Sustentabilidade, ações consolidadas que refletem o movimento ativo dentro do campus e externa nos fóruns em que a instituição está presente como CPCE e PRME(ODS17).

 

Ainda, acompanhamos a apresentação do Programa RecupeRA Bens, com Profº Romeu Szmoski que visa a reutilização e recuperação de equipamentos eletrônicos danificados que ao utilizar dos Rs, evidencia a cultura da reutilização, a partir do reuso dos componentes eletrônicos em outros equipamentos ou até apoiar na criação de novos equipamentos, como exemplo o aparelho de ar condicionado que forneceu peças para produção de um exaustor, compressor de ar e esmeril.

 

E para conferir a implementação dos ODS 07 o grupo visitou os laboratórios de pesquisa do Campus onde todos puderam, conhecer  o protótipo que se utilizam da energia  eólica e fotovoltaica.

 

Já no ODS 09, a Inovação em busca novas tecnologias com foco no uso de biocombustíveis, acompanhamos a apresentação do Programa Orion Aerospace Design. Os fundadores e acadêmicos, contam que a pesquisa visa contribuir na produção de biocombustível para ações aeroespaciais.

 

Em visita a Startup Mush, premiada pelo Selo SESI ODS 2021, pela produção de painéis decorativos para construção civil e embalagens a partir da biotecnologia e utilização de resíduos industrias como matéria-prima. No laboratório o grupo conferiu o processo de transformação que não agride o meio ambiente. https://mush.eco/

 

Encantados com os projetos e o engajamento dos acadêmicos na elaboração das iniciativas que impactam diretamente nos ODS, o momento proporcionou um ambiente em que puderam tirar dúvidas e vislumbrar ações futuras. Como conclui, a conselheira Iclea S. Cunha, “uma manhã de conhecimento e reconhecimento da importância de um centro de pesquisa com mentes brilhantes visando ações sustentáveis.”

 

Para a conselheira representante da UTFPR, Sabrina Rodrigues, o momento foi a oportuno para mostrar as ações da instituição, a estrutura e os projetos, acreditando que as novas tecnologias devem ser sustentáveis desde a sua origem, por isso as ações de ensino, pesquisa e extensão da instituição visam avaliar os aspectos de sustentabilidade de cada projeto. E conclui, “A visita do CPCE no campus foi muito importante para conhecer os demais conselheiros, trocar experiências e conhecimentos sobre as demandas e possibilidades de interação e novas parcerias".