07/04/2022

ODS e as Skills 4.0

No circuito de ações em Maringá foi realizada no Colégio Santa Cruz, com 120  alunos do Ensino Médio a palestra : "ODS e as Skills 4.0: Habilidades dos Profissionais do Futuro".

O Colégio Santa Cruz, por onde já passaram diversas lideranças empresariais, políticas; locais, estaduais e nacionais,  atendendo atualmente mil alunos,  comemora 70 anos de sua fundação, tem várias iniciativas sustentáveis nos quesitos socioambientais no seu dia-a-dia envolvendo a comunidade escolar, como por exemplo o Projeto do Armário do Bem, onde os uniformes são repassados a outros alunos.

Para a professora Marisa  de Cassia Dal Castel ,o diálogo teve como propósito despertar nos nossos alunos a vontade para serem futuros geradores de valor sustentável, para as empresas e a sociedade em geral e trabalhar para uma economia global inclusiva e sustentável.

Os professores de sociologia, biologia e comunicação escrita da instituição também apresentaram conceitos sobre a algumas pautas contempladas na Agenda 2030 e sobre a habilidade da comunicação

As principais habilidades apresentadas s foram as sociocomportamentais, como a comunicação, a flexibilidade, resolução de conflitos, criatividade e  liderança e  ficou claro que além dos conhecimentos adquiridos nos bancos escolares, o alunos devem reconhecer suas habilidades natas e sobretudo precisam ter atitude em contribuir com a solução dos problemas da sociedade, mais que politicas públicas, programas, projetos, o que precisamos nessa fase da vida são práticas diárias de cidadania.

Os jovens da geração Z, devem ser os protagonistas desse nosso tempo, e suas necessidades só serão satisfeitas no futuro se adotarem modelos do consumo responsável, e utilizar a internet como meio e não fim de tudo,  pensado nas pessoas, no planeta e na prosperidade.  Este diálogo foi intermediado, pelo conselheiro Lupércio Cascone que fomenta o debate da Agenda ODS, no meio estudantil  na regional a mais de 10 anos.