Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




24/03/2022

ClIC Seguro

Educando na Sustentabilidade

A 4ª edição do ODS Bola da Vez, com o diálogo Clic Seguro, uma parceria entre o CPCE com o DEDICA - Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi uma inciativa para a conscientização e reflexão sobre a prevenção da Violência no Mundo Virtual e contou com a audiência de aproximadamente mil alunos do Colégio Sesi das regiões: Norte, Noroeste, Oeste, Campos Gerais e Curitiba.

 

A jovem conselheira júnior, indicada pela Passos de Criança, Winsana Ferrera N’ Tchalá iniciou o diálogo sobre o Mundo Virtual, como ele se caracteriza, as redes mais utilizadas, quais os benefícios e pontos de atenção nesse meio. “Foi uma experiência incrível e desafiadora. Discorrer em uma palestra online sobre o mundo virtual é algo muito importante tanto para mim e espero ter agregado no aprendizado dos presentes na palestra tanto como agregou para mim.”

 

A palestra Clic Seguro: Prevenção da Violência no Mundo Virtual, foi conduzida Dra. Luci Yara Batista Pfeiffer que abordou influências negativas do mundo virtual, as diversas formas de violência que podem ser praticadas por meio da internet ou outra tecnologia, a conduta frente a um cyber crime, quais os riscos para saúde física e mental e como prevenir. “Não troque o mundo virtual pelo mundo real. Vocês têm muito poder a se desenvolver, a infância e adolescente é um período maravilhoso onde vocês vão escolher os caminhos, escolha o melhor para vocês!  

 

“Sobre a palestra Clic seguro, um tema super relevante e atual para os adolescentes, acredito que apresentar riscos, e cuidados preventivos são de extrema importância em algo que se tornou comum no cotidiano. É perceptível a influência do mundo virtual, por meio  das redes sociais e demandas diárias dessa geração. Toda a conversa de hoje agregou valores, cuidados e atenção para um uso adequado e com segurança.” Jéssica N.S. Gonçalves - Orientadora Pedagógica Col. Sesi Inter. de Londrina.

 

"Incrível ver os ODS sendo promovidos em um contexto real dos nossos alunos. Em uma fala muito assertiva e humana a Dra. Luci Pfeiffer nos apresenta os riscos diários que crianças e jovens enfrentam no mundo virtual, sendo que na maioria das vezes sem a maturidade necessária para se desviar de tais perigos. Precisamos preparar essas crianças e jovens pois estão em uma fase muito importante na formação de seu caráter e violências desse tipo podem deixar marcas para toda a vida. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento!!" Professor Marcioni de Oficinas Tecnológicas - Colégio Sesi de Cascavel.

 

“Hoje nossos alunos tiveram a oportunidade de participar da webinar Clic Seguro promovida pelo CPCE. O tema abordado foi muito relevante, as pesquisas revelam o aumento do uso de forma incorreta das redes sociais, a exposição de crianças e adolescentes, o vício nos games, entre outros, gerando vários problemas psicológicos e sociais. Esse momento contribuiu para a conscientização e reflexão sobre a necessidade da prevenção da Violência no Mundo Virtual”. Silvia Soares - Pedagoga Col. Sesi Inter. de Ponta Grossa.

 

Frente aos depoimentos é possível identificar que as falas elucidaram uma demanda atual e o que foi apresentado reforça que estamos em mundo de constante conexões e trocas, que é muito positivo, mas que é preciso um alerta sobre os prejuízos do mau uso e o mais importante a prevenção e o diálogo estão intimamente ligados quando se trata do mundo virtual.  Finalmente ressaltamos que  vale a velha máxima, não fale com estranhos e não saia a noite nas ruas escuras(clics inseguros), pois os perigos podem estar a um clic e principalmente cuide da sua saúde mental e use a internet para o seu desenvolvimento pessoal e use com equilíbrio para o lazer, o melhor lazer é aquele que permite a interação com outras pessoas e o gasto de energia física, afinal vocês jovens estão em pleno  desenvolvimento,  afirma Rosane Fontoura, coordenadora do Conselho.