22/03/2022

IV Circuito de Projetos: Culturais

ODS

Evento visou chamar a atenção para a contribuição da economia, educação, saúde, gênero, e  indústria para o alcance do desenvolvimento sustentável com a valorização dos patrimônios culturais da cidade.

Com o propósito de incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem recursos em projetos do terceiro setor que necessitam do apoio da sociedade, o CPCE - conselho temático de Responsabilidade Social da Fiep, promoveu o IV Circuito Projetos Culturais com o objetivo de promover um espaço de diálogo entre as empresas e as organizações da sociedade civil situadas, em Curitiba, com 38 pessoas representando as organizações do Conselho, participando neste dia.

Na oportunidade, foi tratado da importância dos patrimônios da cidade de Curitiba como o Palacete dos Leões/BRDE, Colégio Estadual do Paraná, Paço da Liberdade (105 anos), UFPR (109 anos); assim como tivemos a fala do Dr. Manuel Gama da Universidade do Minho - Portugal sobre o alinhamento da cultura e os ODS, para esclarecimentos gerais sobre o Programa Municipal (PAIC), Estadual (PROFICE) e Leis de Incentivos a Cultura -  o conselheiro Dr. Leandro Marins  e a apresentação da nova iniciativa da  FACOP na organização do  futuro Museu da Limpeza, a visita virtual do Paço da Liberdade e o prédio da UFPR, o ícone  do patrimônio cultural da nossa cidade.

O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, falou na abertura sobre a importância de tornar o Palacete dos Leões um espaço vivo de acolhimento, cultura e realizações , uma forma de devolver à sociedade bons resultados, como a preservação do patrimônio, trazer a história da erva-mate e sua importância na atividade econômica do Estado, aproximar os jovens e a comunidade para socializar nesse ambiente,  no momento a Sra Ezilda Furquim, no CPCE desde 2004 e o Sr. Michel de Castro Nunes, da Companhia Siderúrgica Nacional- CSN, representaram as indústrias do CPCE e falaram da importância de apoiar dos projetos culturais.

Nesse circuito foram conhecidos os projetos:  do  Colégio Estadual do Paraná, Centro Cultural Heitor Stockler França –Sesi Paraná e o Museu da História da Medicina do Paraná (ver o projeto) com  os 140 anos em prol da Saúde.  O Museu é organizado em oito grandes áreas a saber e aproximadamente 1800 objetos, para o provedor Dom Diamantino Prata de Carvalho. A Irmandade da Santa Casa é feita por diversas pessoas que acreditam no mesmo propósito de desenvolver pessoas e cuidar de vidas de maneira ética e sustentável, por isso, somos muito gratos às instituições pela contribuição em nossos projetos. Todos nós fazemos parte da mesma missão”, assim como a Santa Casa, todas as organizações do Circuito contribuem com a valorização do nosso patrimônio e promovem diversas ações que corroboram com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na nossa cidade.

Na semana no Circuito o Colégio Estadual do Paraná, comemorou 176 anos, e a Sra Laureci Schmitz recepcionou os conselheiros com uma apresentação artística no seu belo auditório e ficou claro a importância do Colégio na formação de várias gerações de alunos que contribuíram no desenvolvimento do nosso Estado.

Destine recursos para Projetos Culturais!