11/11/2021

BRDE presente no Encontro "Mulheres em Ação"

Educando na Sustentabilidade

A 5ª edição do Mulheres em Ação, retratou o cenário de inovação frente aos desafios enfrentados na Pandemia. Nos últimos dois anos,  reinventar-se é sinônimo de rotina na vida de muitos empreendedores e não seria diferente nas demais ações da sociedade, para o CPCE Campos Gerais, o encontro é um ambiente de troca e networking, com objetivo de proporcionar as empreendedoras o fortalecimento da rede de contatos e motivar ao empreendedorismo feminino, buscando disseminar o protagonismo feminino.

Como meio de proporcionar seus objetivos, o grupo de trabalho foi arrojado, elaborou neste ano, o Programa de Mentoria Empresarial Feminina, contando com as participações das IES – instituições de Ensino Superior conselheiras da regional que abordaram os diversos temas e ferramentas de gestão em apoio a duas indústrias locais, uma na área da panificação e outra da metalurgia.

O trabalho realizado em 5 meses foi tema para o encontro que abordou as “Oportunidades de Investimento para os Negócios” contando com a presença do Presidente do BRDE, Sr. Wilson Bley e a Gerente de Negócios do BRDE, Lisiane Astarita de Limas, apresentando os programas de investimento e crédito como o Empreendedoras do Sul que visa fortalecer o empreendedorismo feminino oferecendo condições diferenciadas para empresas que possuam mulheres em sua direção e produtoras rurais. Além dos programas que abordam as temáticas da Inovação, Startups e Sustentabilidade atuando em um eixo amplo, oportunizando apoio para investimento em eficiência energética, uso racional da água, redução de emissões, cidades sustentáveis, construções sustentáveis, reciclagem e energias renováveis.

Os diretores do CPCE, acolheram a iniciativa e definiram como um importante passo em apoio ao desenvolvimento das pequenas e médias indústrias. Para o Diretor Geral do CPCE, Sr. Rui Brandt, é oportuno tratar este assunto diante das situações de dificuldade e trazer informações para as indústrias possam ter acesso a créditos, além de ressaltar o envolvimento das mulheres que trazem um toque especial nas ações.

Para Iclea Cunha, conselheira representante da Diretoria Regional do CPCE Campos Gerais, foi uma ação desafiadora e que se consolidou em nossa Regional.

O Presidente do BRDE, Wilson Bley, relatou o trabalho realizado de aproximação para constituir boas parcerias e que vislumbram soluções para o empreendedorismo feminino a partir de um diálogo permanente com a sociedade, além de permitir nova políticas de crédito, alavancando o desenvolvimento social e econômico, fomentando a manutenção e geração de empregos. Ainda, falou sobre a intenção de apoiar projetos debatidos no COP26, de ser participativo e ativo na construção de políticas públicas para a mudança da sociedade, frisando o objetivo de se tornarem o primeiro  Banco Verde.

Ao final, do encontro, as mentoras compartilharam suas experiências em torno da Mentoria Empresarial Feminina. Para Cleise Hilgemberg Tupich, mentora e conselheira representante da UEPG, cita o prazer de trabalhar no projeto e de ver o contentamento das mentoradas com o conhecimento recebido a partir da união das diversas expertises da IES e do trabalho colaborativo.  Para Pauline Balabuch, mentora e conselheira representante da FASF – Faculdade Sagrada Família, comenta que a iniciativa contribuiu muito para sua trajetória profissional.

Para Denise Miara, mentorada e industrial na área de panificação, a oportunidade abriu espaço para reflexão e revisão de muitas ideias, sendo gratificante participar do programa que a fez perceber o quanto é importante compartilhar cada vez mais com a equipe as informações e os planos para o desenvolvimento do negócio.