07/10/2021

Consumo Digital

Com objetivo de contribuir no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o compromisso do Sistema Fiep que é fortalecer a indústria, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da FIEP – Londrina, realizou o encontro: Consumo Digital, com a palestra magna do conselheiro sênior e administrador de empresas o sr. Pedro Salanek Filho.

O consumo digital acarreta mudanças culturais, econômicas e tecnológicas seja na rotina das empresas, seja no dia a dia das pessoas, por isso Pedro em sua fala abordou o tema destacando alguns aspectos como: o modelo mental do consumo; consumo em tempos de pandemia e novos hábitos; facilidades tecnológicas; gastos e processos de consumo e o pensamento financeiro.

De acordo com Pedro hoje o desafio é alinhar o momento do “ganho” com o momento do “gasto”, pensar no passado, presente e futuro, e que os aspectos comportamentais somados ao pensamento financeiro inadequado são fatores de risco e que tem grande impacto na saúde emocional das pessoas.

Sendo assim, ele nos traz os quatro princípios fundamentais para evitar o risco do consumo, sendo eles: Inteligência (Planejamento); Integridade (Ética); Disciplina (Compromisso) e Independência (Investimentos).

Quando o palestrante aprofunda o tema central, ou seja, o consumo digital, ele explana que hoje a tecnologia está para o consumo, estudando o comportamento (neuroeconomia) do consumidor  e utilizando técnicas e facilidades de incentivo a isso (Inteligência artificial; Facilidades de acesso (mobile); Logística de entrega (menos de 24 horas); Assistentes virtuais; Influenciadores (estilo de vida| áudio/vídeo).

Para facilitar a organização financeira, Pedro traz dicas de aplicativos que permitem o controle financeiro pessoal e o hábito de organizar todas as receitas e despesas.

No encerramento de sua fala ele nos incita a sermos protagonistas na gestão da nossa vida financeira e que o principal elemento de sucesso é a mudança de comportamento.