Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




05/08/2021

SDG´s Partners

Eduicando na Sustentabilidade
Nessa semana foi a vez dos jovens .
No I SDG Partners, tivemos como palestrante convidado o recém adulto Bruno Oliveira(30) das Aldeias Infantis - SOS Brasil que falou sobre a Pandemia e a Questão da Fome onde foi apresentado o site da ABCR que traz um perfil das doações nesse  momento . Além dessa parte de dados, o conselheiro representante deu um depoimento valoroso sobre a sua formação   e atuação como captador de recursos na Aldeias Infantis, falando da importância do trabalho voluntário no seu caminho. 
Alguns conselheiros acompanharam o encontro virtual, entre eles, o Sr. Pedro Salanek que será um dos mentores da educação 2021/2022.
Em seguida foram os conselheiros juniores senpai(padrinhos/madrinhas) e kouhai(novatos) que apresentaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, começando por  Patrick Moreira do Inst. Bom Aluno e Amanda da Silva (ODPH)  falou  sobre Educação(ODS4) e Gênero(ODS5), Amanda, estudante de Engenharia Mecânica da UFPR, reconheceu a importância do seu senpai e o quanto tem afinidade com a Educação e a questão de Gênero .
Sabrina Elen, da Elo Apoio Social e Ambiental falou sobre Recursos Hídricos (ODS6) e Energia (ODS7), demonstrando um grau de preocupação quanto à poluição e escassez dos recursos hídricos para os animais e pessoas, ressaltando os problemas da aplicação dos agrotóxicos no meio rural e a poluição das nascente.
Priscila Frez Veloso  (UFPR)|, apresentou os 10 caminhos para a Produção e Consumo com a orientação de Matheus Falasco e a Gestão dos Resíduos: cidades empresas e nas casas com a Thalia R de S. Portella (FAE), ambas tratando dos ODS 12. Dando continuidade, o tema das Cidades Sustentáveis(ODS11) foi apresentado por Diovana Brites Cordeiro (Renault) que demonstrou o entusiasmo da parceria com a Nicole Canali (CIAF)  e comentou sobre a troca de experiência e o grande aprendizado.
A Construção de Sociedades Pacíficas (ODS16,) foi abordada por Winsana F N' Tchalá que representa a Associação Passos da Criança, fez a relação dos ODS na esfera social, pobreza, fome, educação, gênero e redução das desigualdades e o desafio para que realmente alcancemos a paz social .
Encerramos a programação com o depoimento de Alisson Da Silva, conselheiro júnior da UNILEHU, que falou das dificuldades de acesso ao material educativo, mobilidade, entre outras, que uma pessoa com deficiência visual enfrenta para estudar e o quanto é importante reduzir as desigualdades (ODS10) para as pessoas com deficiência. Finalmente, foi mostrado o conceito da Pegada Ecológica, pelo "senpai" João Oliveira, que demonstrou online o seu cálculo, nos ensinando a importância da consciência dos nossos impactos. Acreditamos que  com esse conhecimento prévio os jovens estarão aptos para participar do Programa Mentoria 21/22. Bem -vindos e gratidão aos demais participantes e mentores.