21/05/2021

Femsa e as academias

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

No mês da indústria e o CPCE Maringá e Londrina Promovem o Diálogo entre Indústria e Universidades levando aos acadêmicos a vivência de profissionais da área de atuação industrial por meio do webinar com a temática Modelo de Produção Sustentável” com coordenadora de Melhoria Contínua Valeria Carnicieri, da indústria conselheira do CPCE Coca-Cola Femsa.

O diretor geral do CPCE Rui Brandt parabeniza o avanço e interesse das academias pelo compromisso com Pacto Global e o PRME Chapter Brazil, incentivando as  instituições de ensino formar lideranças responsáveis, preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade. A FEITEP, a Faculdade Santa Maria  e a UTFPR estão engajadas e colocam no seu propósito, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo o compromisso com a sustentabilidade. Para o diretor regional do CPCE Paulo Lima Pereira “a sensibilização de professores e alunos sobre a nova agenda de desenvolvimento e sobre programas das Nações Unidas que incentivam a liderança socialmente responsável é necessária e urgente”

“O webinar “Modelo de Produção Sustentável Cola-Cola FEMSA” foi uma excelente oportunidade para conhecer as ações voltadas a sustentabilidade que a Coca-Cola FEMSA implantou na fábrica de Maringá. Foi um momento ímpar para promover a interação das IES com a indústria por meio da disseminação do conhecimento. Eng.Têxtil e Dra em Eng. Química Valeria Carnicieri, fez apresentação da fábrica, sua estrutura fabril e detalhou as práticas da fábrica fazendo destaque ao projetos como a implementação do Top 20 de Eficiência Energética possibilitando a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Maringá ser a primeira planta de refrigerantes do Brasil a obter a certificação de sustentabilidade LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Design Ambiental). Dessa forma, edificações industriais são consideradas “verdes” quando conseguem produzir mais com o menor impacto possível ao meio ambiente e aos recursos naturais e renováveis do planeta.

“Foi uma honra compartilhar as práticas de produção e consumo sustentável implementadas na planta de Maringá. Na Coca-Cola FEMSA, entendemos que a sustentabilidade deve estar presente em todas as ações do nosso dia a dia e ser o suporte para as decisões estratégicas de negócio, nossas operações têm o compromisso de gerar valor econômico, social e ambiental. (Valeria Carnicieri)”.

Para a professora Valquíria Ap Santos da UTFPR  de Apucarana , o webinar “Modelo de produção sustentável Cola-Cola FEMSA” foi uma excelente oportunidade para conhecer as ações voltadas a sustentabilidade que a Coca-Cola FEMSA implantou na fábrica de Maringá. Foi um momento ímpar para promover a interação das instituições de ensino com a indústria por meio da disseminação do conhecimento. Além disso, é por meio do compartilhamento dessas ações e dos benefícios que elas promovem ao meio ambiente, que o consumidor consciente, irá realizar a escolha por empresas/produtos que valorizem os recursos naturais. Precisamos, urgentemente, de uma mudança de comportamento da sociedade para garantirmos a saúde e qualidade de vida das gerações futuras e isso, conseguiremos unindo as pesquisas desenvolvidas nas academias, empresas e promovendo a educação ambiental da população. Parabéns, Coca-Cola e Sistema Fiep pelo sucesso do evento e pelo tema escolhido!

Para Aldry Splendor , conselheira do CPCE e responsável pelos assuntos corporativos da Coca-Cola Femsa fez o encerramento dizendo “Parabéns ao CPCE por proporcionar este momento de troca de ideias e fomentar entre empresários e comunidade o tema da sustentabilidade. O Conselho cumpre, dessa forma, seu importante papel de agente articulador da sociedade. Para nós da Coca-Cola FEMSA é um orgulho estar presente.  Os acadêmico participaram fazendo perguntas relativas: habilidades necessárias para o profissional sustentável, oferta de vagas na empresas, alguns detalhes sobre a produção e a importância do modelo japonês Kaizen, que promove o melhoramento contínuo em todas as fases do processo.