02/12/2020

Fatos e Indicadores do CPCE em 2020

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático de responsabilidade social do Sistema Fiep que articula e orienta os interesses em reponsabilidade social e sustentabilidade, promoveu sua 24ª Reunião do Conselho Superior. Realizada no dia 1º de dezembro, reuniu mais de 160 participantes  para apresentar os resultados do Conselho no ano de 2020.
Rui Brandt, diretor geral do CPCE, abriu o evento fazendo um balanço do ano. “O CPCE é um Conselho extremamente importante neste contexto atual de pandemia. Esse ano não foi um ano perdido: superamos dificuldade, lutamos pela vida e chegamos até aqui. Até mesmo esta reunião virtual, por exemplo, é um aprendizado para muitos, que conseguimos nos adaptar, conseguimos nos aproximar virtualmente”, comentou.
Em seguida,  José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e do IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná, celebrou os 16 anos do CPCE: “esse Conselho tem propósito sólido, eixos orientadores e a crença e o apoio do Sistema Fiep para que realize cada vez mais por acreditarmos na necessidade de melhorar nosso processo de inclusão e desenvolvimento sustentável”.
Victor Barbosa, presidente de honra CPCE, foi o próximo a comentar sobre o ano. “Devo lembrar dos desafios que enfrentamos durante este ano em particular pelas razões que todos conhecem e que nos mantém afastados do nosso convívio. Mesmo assim, cumprimos muitos objetivos, conseguimos abordar a prosperidade alcançada por meio de um competente planejamento e de um Conselho dedicado. A ativa e intensa linha do tempo desta nossa organização demonstra essa permanente atividade desempenhada para que possamos interagir com a sociedade como um todo, levando-lhe o conhecimento de responsabilidade socioambiental e compartindo com outros as melhores práticas.”
O conselheiro convidado James Marins, do Instituo Legado,  autor do livro A Era da Economia de Impacto, proferiu uma excelente palestra sobre a Economia de Impacto - ACESSE AQUI
Os resultados foram relatados por Renata Amano, da Diretoria Regional Londrina; Paulo Pereira Lima, da Diretoria Regional Maringá; Indianara Milleo, da Diretoria Regional Campos Gerais; Gilberto Bordin, da Diretoria Regional Cascavel e a coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura.

Desde a sua fundação, em 2004, o CPCE já realizou mais de 660 capacitações. Atualmente, conta com 287 conselheiros que representam os três setores da sociedade. Em 2020 foram promovidos mais de 50 reuniões e encontros, alguns especialmente sobre a Covid-19, com o mapeamento de boas práticas já realizadas pelos Conselheiros e também demandas das organizações da sociedade civil.  Dentre os encontros virtuais foram realizados o I Ciclo Webinar CPCE, I Conexão Sustentável CPCE e o Programa da Mentoria, que reúne conselheiros seniores e conselheiros juniores em eixos como: Responsabilidade Social Corporativa, Inovação e Sustentabilidade, Pacto Global e os ODS, além dos encontros âncoras como o Reatiba.  Todos eventos foram possiveis, graças ao engajamento dos conselheiros.
Mais de 50 matérias foram elaboradas pelos conselheiros do  CPCE a fim de contextualizar o quanto a Pandemia impactou nos índices de pobreza, fome, educação, saúde, desigualdade, emprego, paz e outros objetivos de desenvolvimento - ODS. Ao todo, neste ano, 5.200 mil pessoas foram mobilizadas nas ações do CPCE.