Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/04/2020

Inovação(Ods9) - Covid-19

ODS9 Inovação

Os gregos usavam duas palavras diferentes para definir o “novo”: Neos (no sentido de tempo; recente; jovial; recém-formado; zero quilômetro) e Kainos (na espécie; no caráter; no modelo; melhor que o velho; de maior excelência; não novo no tempo, mas novo na forma ou qualidade; renovado). Portanto, Inovação tem mais a ver com o elemento surpresa que encaramos na adversidade por meio da qual exercemos nossa responsabilidade, isto é, “habilidade de dar respostas para”. De um jeito inusitado, surpreendente e disruptivo.

 

O mundo dos negócios jamais será o mesmo pós-síndrome respiratória aguda, de alto grau de contágio e letalidade, obrigando pessoas a repensar processos. Equipes virtuais, nomadismo digital, modelos escaláveis via plataforma online, criptoativos, etc. configuram um impacto de base exponencial na sociedade e nas empresas como nunca imaginado. Há inúmeros exemplos de inspiração caórdica ao redor do planeta, pré e pós-pandemias: Netflix, Spotify, Airbnb, Zappos e a tupiniquim Baobbá.

 

Incorporaram no DNA a capacidade de ADAPTAR-SE RAPIDAMENTE às mudanças, abraçando a janela de oportunidade para na solitude e incertezas ressignificar valores por meio de uma experiência transformacional profunda do descoisificar e rehumanizar. Sobretudo, as relações de afeto - entre pais e filhos, cônjuges e demais vínculos na esfera pessoal. E as de respeito - entre poder e servidão, capital e trabalho, gestores e liderados, passado e futuro, no âmbito profissional. Alvin Tofler acertou na mosca: No séc .21 analfabeto será todo aquele que não aprender a aprender, desaprender e reaprender. Mentor Master Cleuton Carrijo – Conselheiro Sênior