Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/04/2020

Vida Saudável e Bem-Estar em direção a 2030

ODS3 Saúde

Nossa capacidade de atingir o ODS3 foi colocada à prova. Em especial, a capacidade de atingir algumas metas relacionadas a doenças transmissíveis, à cobertura universal do sistema de saúde; à pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos; ao financiamento; aos profissionais; e à capacidade de alerta e gerenciamento de riscos nacionais e globais.

 

Todos os setores devem contribuir mas o Estado é preponderante. Assegurar vida saudável e bem-estar depende de políticas fiscais, salariais e de proteção social que, aliás, são metas do ODS10. A saúde está ligada a fatores sociais, ambientais e econômicos numa via de duas mãos.

 

A pandemia agrava os desafios para buscar o ODS3. Depois de 30 anos, período de consolidação democrática, o SUS ainda enfrenta desafios em relação ao subfinanciamento; à garantia de profissionais; ao papel do setor privado e dos estados e municípios; e à participação social. O fortalecimento da vigilância em saúde e de laboratórios exige qualificação de pessoal, ações intersetoriais e novas tecnologias. São desafios atuais e para o caminho até a Agenda 2030. Rodrigo Bonfim - Hospital Pequeno Príncipe.