Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/08/2017

Reitor honorário da Universidade de Lisboa defende novos modelos educacionais

António Nóvoa falou a uma plateia de 250 pessoas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, nesta terça (15)

A Educação é uma viagem. Com este ponto de partida o senhor reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, conduziu uma plateia de educadores e especialistas em uma jornada de reflexão sobre o tema “A Educação e uma visão ampla de mundo”.

O palestrante esteve em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, nesta terça-feira (15), a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). Nóvoa defende que a Educação é condição necessária para o desenvolvimento, mas não promove por si só este movimento. A partir de três perguntas – O quê? Como? E onde? – ele defendeu que a educação, que deve ser revista, com novas formas de troca em sala de aula. “O conhecimento enciclopédico teve algum significado em algum momento do mundo, mas com a era digital, perdeu seu valor. O importante é ensinarmos as crianças a decodificarem as linguagens – da matemática, da língua portuguesa… – e a criarem critérios”, contextualizou Nóvoa.



Nóvoa citou o sociólogo Edgar Morin, para criticar o modelo vigente em sala de aula, com quadros negros e conteúdo verticalizado. “Morin diz que quando um sistema é incapaz de tratar de seus problemas vitais, degrada-se, desintegra-se, ou então é capaz de um gesto de metamorfose. Precisamos nos transformar. E isso é mais forte que a revolução, porque dá ideia de evolução, de aproveitar o que há de bom e eliminar o que não serve mais”, explicou. “Precisamos construir um currículo da inteligência do mundo, em paz com os outros e com a Terra. Construir novos ambientes escolares favoráveis à aprendizagem colaborativa”, encerrou.

De acordo com o diretor geral do CPCE, Rui Brandt, o nome de Nóvoa foi indicado por representantes de universidades paranaenses que compõem o grupo Educando para a Sustentabilidade, do CPCE, pela importância de seu trabalho em benefício da Educação.

Assista aqui: https://youtu.be/QbE6278AvXE


Baixe a apresentação: Slides.pdf

fonte: http://www.agenciafiep.com.br/2017/08/15/reitor-honorario-da-universidade-de-lisboa-defende-novos-modelos-educacionais/